Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“QUANTO VALE OU É POR QUILO?”
O filme retrata um conflito entre raça e racismo que está fundada nas questões sociais, culturais, políticas e econômicas.Trata-se de um problema global, pois é umaquestão histórica de toda a sociedade. Existe a criação de dois períodos historicamente distintos que reproduzem mundos contínuos ou paralelos entre duas épocas, criando semelhanças entre eles.Mostra que o tempo não muda, que as ações são as mesmas. As ONGS do século XXI são mostradas em uma só perspectiva em relação à figura dos Benfeitores do século XVII. Além do que, através de umageneralização excessiva leva a situar todas essas organizações como portadoras das mesmas características da ONG corrupta retratada no filme. Em outras palavras, o sensacionalismo, afora sentimentalizarquestões sociais, é um mecanismo redutor na construção da interpretação de uma realidade pública.
Pode ser visto até como um excesso de críticas pesadas, principalmente às direcionadas ao TerceiroSetor, já que mostra apenas o lado “sujo” do assistencialismo, retratando exclusivamente pessoas e empresas gananciosas que procuram explorar a miséria alheia para obter lucros. Como já mencionadoanteriormente, não podemos esquecer que há pessoas e entidades sérias envolvidas em projetos assistenciais e que isso realmente ajuda e traz alívio para muitas famílias menos favorecidas; contudo, ascríticas apresentadas servem para que a população fique de olhos bem abertos, fiscalizando toda essa questão.
A imagem de um país que está em permanente crise de valores fica muito evidente. A últimacena destacada é a cerimônia de entrega do prêmio Inovação Solidária, concedido ao projeto “Manual de Captação de Recursos” – que só pelo nome já deixa clara a ideia de “ensinar” como conseguir captarfundos para “projetos assistenciais”. Na sequência da entrega do prêmio, o fi lme apresenta uma série de dados interessantes, como: existe mais de 20 mil entidades assistenciais no Brasil; o capital...
tracking img