Olap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 4. Construindo uma solução OLAP
Objetivos
Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de partições Entender a manipulação dos Cubos Virtuais Melhorar os tempos de processamento Otimizar o espaço de armazenamento

Conteúdo do módulo
4.1. 4.2. Introdução Tipos de Armazenamento 4.2.1.4.2.2. 4.2.3. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. MOLAP ROLAP HOLAP

Definição de Agregações Processamento de cubos Cubos Virtuais Partições A difícil busca do equilíbrio

Página 1 de 15

4.1. Introdução

Nesta unidade abordaremos os conceitos que devem ser considerados para a implementação de um data mart. Serão descritos os diferentes tipos de armazenamento e as considerações que devem seranalisadas para melhorar o desempenho do sistema. Além disso, veremos qual é a freqüência conveniente para processar nossos cubos e explicaremos o uso dos cubos virtuais e partições. Ao finalizar este módulo, o leitor conhecerá qual é a forma de armazenamento mais adequada para os requerimentos da empresa e como balancear os diferentes fatores que ocorrem na implementação de um cubo.

4.2. Tipos deArmazenamento
Ao realizar um pequeno balanço dos módulos anteriores, vemos que já temos um desenho de requerimentos, sabemos de onde e como obter os dados e contamos com a definição da estrutura multidimensional. Agora montaremos fisicamente o cubo, por isso, devemos escolher entre as diferentes formas de armazenamento que podemos utilizar. Para facilitar esta escolha, vamos desenvolver e compararos conceitos de MOLAP, ROLAP e HOLAP.

4.2.1.

MOLAP

No modo de armazenamento MOLAP (OLAP Multidimensional) uma cópia dos dados de origem do cubo, junto com as suas agregações armazenam-se em uma estrutura multidimensional.

Página 2 de 15

É importante considerar que enquanto os dados de origem são modificados diretamente com as operações, os objetos com armazenamento MOLAP devem serprocessados para incorporar estas mudanças. O tempo compreendido entre um processamento e o seguinte cria um período de latência durante o qual a informação OLAP pode não coincidir com os dados de origem atuais. Como características do armazenamento MOLAP, podemos destacar: Oferece excelente rendimento e compressão de dados. Apresenta melhor tempo de resposta, dependendo apenas da porcentagem dasagregações do cubo. A estrutura está muito otimizada para maximizar o rendimento das consultas. Geralmente este método é muito apropriado para cubos com uso freqüente devido à sua rápida resposta.

AGREGAÇÕES E DADOS

Banco de Dados Relacional

Visão do Usuário Banco de Dados Multidimensional

4.2.2.

ROLAP

Em um modelo ROLAP (OLAP Relacional) toda a informação do cubo, seus dados,sua agregação, somas, etc., são armazenadas em um banco de dados relacional. Diferente do modo de armazenamento MOLAP, o ROLAP não armazena cópia do banco de dados. Ele acessa as tabelas originais quando precisa responder as consultas, geralmente é muito mais lento do que as outras formas de armazenamento (MOLAP ou HOLAP). O ROLAP é utilizado para economizar espaço de armazenamento quando setrabalha com grandes conjuntos de dados consultados com pouca freqüência; por exemplo, dados exclusivamente históricos.

Página 3 de 15

Os usos comuns deste esquema são: Quando os clientes desejam ver as mudanças imediatamente. Quando contamos com grandes conjuntos de dados que não são consultados freqüentemente. AGREGAÇÕES E DADOS

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados MultidimensionalVisão do Usuário

4.2.3.

HOLAP

O HOLAP (OLAP híbrido) combina atributos do MOLAP e do ROLAP. Da mesma forma que o MOLAP, o HOLAP armazena as agregações em uma estrutura multidimensional e os dados detalhados em um banco de dados relacional, da mesma forma que no armazenamento ROLAP. Para procedimentos de busca que acessam dados sumarizados, o HOLAP é equivalente ao MOLAP. Em caso...
tracking img