Olap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

VISÃO GERAL DO OLAP
(ONLINE ANALYTICAL PROCESSING)[pic]Ocultar tudo
O OLAP é uma tecnologia usada para organizar grande banco de dados comerciais e oferecer suporte à inteligência comercial. Os bancos de dados OLAP são divididos em um ou mais cubos, e cada cubo é organizado e projetado por um administrador para ajustar à forma que você recupera e analisa os dados de formaque seja mais fácil criar e usar os relatórios de tabela dinâmica e os relatórios de gráfico dinâmico de que você precisa.

O QUE É INTELIGÊNCIA COMERCIAL?
Um analista comercial freqüentemente deseja obter uma visão geral do negócio, para ver tendências mais amplas baseadas em dados agregados, e ver essas tendências divididas por qualquer número de variáveis.
Inteligênciacomercial é o processo de extrair dados de um banco de dados OLAP e, em seguida, analisar esses dados quanto a informações que você possa usar para tomar decisões de negócios estando bem informado. Por exemplo, o OLAP e a inteligência artificial ajudam a responder aos seguintes tipos de questões sobre os dados comerciais:
● Totais de vendas de todos os produtos de 2010 se comparando às vendastotais de 2009?
● A lucratividade atual se comparando com o mesmo período durante os últimos cinco anos?
● O Total de dinheiro os clientes de mais de 35 anos gastaram ano passado, e como esse comportamento mudou ao longo do tempo?
● O Total de produtos foi vendido em dois países/regiões específicos este mês em comparação ao mesmo mês do ano passado?
● Para cada grupo de idade decliente, qual é a divisão de lucratividade (margem percentual e total) por categoria de produto?
● Localização dos primeiros e últimos vendedores, distribuidores, fornecedores, clientes, parceiros ou clientes.
O QUE É O OLAP?
(ONLINE ANALYTICAL PROCESSING)[pic]Ocultar tudo
Os bancos de dados OLAP facilitam as consultas de inteligência comercial. OLAP é uma tecnologia de banco dedados que foi otimizada para consulta e relatório, em vez de processamento ou transações.
Os dados de origem do OLAP são bancos de dado OLTP (Online Transactional Processing) que são comumente armazenados em depósitos de dados. Os dados OLAP são derivados desses dados históricos, e agregados em estruturas que permitem análise sofisticada.
Os dados OLAP também são organizadoshierarquicamente e armazenados em cubos em vez de tabelas. Trata-se de uma tecnologia sofisticada que usa estruturas multidimensionais para fornecer acesso rápido aos dados para análise.
Essa organização facilita, para um relatório de tabela ou gráfico dinâmico, a exibição de resumos de alto nível, como totais de vendas para um país ou região, bem como a exibição dos detalhes referentesaos locais em que as vendas são particularmente altas ou baixas.
Os bancos de dados OLAP foram criados para acelerar a recuperação de dados. Como o servidor OLAP, não o Microsoft Office Excel, calcula os valores resumidos, é necessário enviar menos dados para o Excel quando você cria ou altera um relatório. Essa abordagem permite que você trabalhe com quantidades muito maiores de dados deorigem do que seria possível se os dados estivessem organizados em um banco de dados tradicional, em que o Excel recupera todos os registros individuais e, em seguida, calcula os valores resumidos.
OS BANCOS DE DADOS OLAP CONTÊM DOIS TIPOS BÁSICOS DE DADOS:
● Medidas, que são dados numéricos, as quantidades e médias que você usa para tomar decisões comerciais estando bem informado;
●Dimensões, que são as categorias que você usa para organizar essas medidas.
Os bancos de dados OLAP ajudam a organizar os dados por muitos níveis de detalhe, usando as mesmas categorias com as quais você está familiarizado para analisar os dados.
DETALHES DE TODOS OS COMPONENTES
Cubo: Uma estrutura de dados que agrega as medidas por níveis e hierarquias de cada uma das dimensões...
tracking img