Agrafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVASAGRAFIA

ITU-SP
2012

Trabalho apresentado como exigência parcial da Disciplina de Práticas pedagógicas inclusivas, orientado pela Professora Patrícia.



AGRAFIA

ITU-SP
2012
1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma sucinta os conceitos da agrafia, uma patologia que é caracterizada pela incapacidade total ou parcial de produzir a linguagemescrita, por conta de uma lesão cerebral.

2. AGRAFIA

Agrafia se caracteriza pela incapacidade para traduzir as ideias por escrito, apesar de não haver nenhum comprometimento psicomotor, da fala ou dacompreensão. A linguagem escrita, pode apresentar alterações significativas.
 Assim, a agrafia seria como uma manifestação na escrita das alterações afásicas que ocorrem na linguagem oral e de modogeral, está associada com lesões na parte posterior do giro frontal médio no hemisfério cerebral dominante. Ainda que exista uma dissociação entre a possibilidade de denominar por escrito e verbalmente,a ausência da palavra pode existir tanto na linguagem escrita como na linguagem oral.
  A redução da linguagem e o agramatismo apresentam o seu equivalente escrito; o mesmo para o jargão e para asparafasias, cuja escrita constitui, às vezes, um modo de facilitação privilegiada, da mesma forma que ela fornece numerosos exemplos de dissintaxia.
 Mesmo que seja corrigida as manifestações gráficasda Afasia, persistirá para sempre uma disortografia rebelde. Portanto, nos escritos dos pacientes afásicos é possível encontrar quase todas as alterações estudadas na linguagem oral. Classificaçõesdas agrafias:

* Agrafia Pura: Não se acompanha de outras alterações de linguagem.
* Agrafia afásica: Alteração que acompanha muitos dos quadros afásicos.
* Agrafia com Alexia: Associada ao...
tracking img