Obsidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A obesidade é o resultado de um desequilíbrio no balanço energético no qual a ingestão de alimentos é maior que o gasto calórico do organismo. É uma doença multifatorial envolvendo fatores genéticos, psicológicos, psicossociais, maus hábitos alimentares e ausência de atividade física. Barbosa (2001) afirma que a obesidade é fortemente influenciada pelo ambiente, embora possíveistransmissões genéticas possam aumentar a probabilidade de um indivíduo tornar-se obeso. Já Halpern (2001) afirma que os fatores biológicos influenciam muito mais a obesidade do que o meio ambiente. A obesidade se tornou um problema mundial de saúde cuja prevalência vem aumentando tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento.
No Brasil a proporção de crianças e adolescentes comexcesso de peso cresceu de aproximadamente 4,1% para 13,9%.
A obesidade abdominal, e o excesso de gordura no abdômen, e um dos fatores mais importantes para o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Segundo Halpern (2001), em excesso, as células de gordura abdominal produzem substâncias que podem causar hipertensão arterial, diminuição do colesterol bom, aumento dos triglicérides e diabete,entre outras alterações que são grandes fatores de risco cardiovascular.
As conseqüências que indivíduos com excesso de peso podem apresentar são serias podendo citar algumas doenças como, cardiopatias, diabetes e hipertensão, são freqüentes também complicações ortopédicas, pois o excesso de peso provoca uma série de traumas nas articulações, principalmente dos joelhos e o deslocamento da epífiseda cabeça do fêmur são as regiões mais afetadas em indivíduos obesos. Pode-se citar também problemas estéticos, como estrias celulites, fragilidade da pele nas regiões das dobras, com tendências às infecções fúngicas, com escurecimento da pele nas axilas e no pescoço.
A adolescência representa um período crítico para o aparecimento da obesidade, etapa na qual apresenta constante preocupação comseu peso, visando um ideal de beleza imposto pelo corpo magro. Nessa etapa o indivíduo adquire aproximadamente 25% da sua estatura final e 50% da sua massa corporal. Deve-se levar em consideração que um adolescente obeso corre um risco de aproximadamente 80% de manter-se assim ate a idade adulta.

1.1 JUSTIFICATIVA:

Este trabalho chamou atenção pelo fato de que a quantidade de obesos noestado do Acre vem aumentando, e o ministério da saúde publicou que o Acre e o estado com o maior número de obesos do país, e como se pode observar todos os dias aumentam o número de pessoas que estão caminhando nas ruas e procurando academias em busca de perder peso, algumas destas estão com sobrepeso e outras já estão obesas.
A obesidade por não ser somente uma questão de estética deve-setratar logo no início, porque pessoas obesas estão expostas a riscos significativos para a sua saúde, pois, a obesidade em estágio avançado pode causar complicações graves que invalidam a pessoa como a diabetes, hipertensão, osteoporose, depressão e doenças cardiovasculares graves. A obesidade abdominal por ser um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal leva a um aumento derisco de doença cardiovascular e morte prematura; as alterações metabólicas associadas com obesidade abdominal incluem as dislipidemias, resistência à insulina, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, inflamações e trombose. Por esses motivos vem a minha preocupação quando se trata deste assunto.

1.2 QUESTÃO DE PESQUISA:

Qual a freqüência de excesso de peso e obesidade abdominal emadolescentes matriculados regularmente no ensino médio do Colégio Barão do Rio Branco da cidade de Rio Branco-AC.

1.3 OBJETIVOS:

1.4.1 Objetivo geral:

Investigar a freqüência de excesso de peso e obesidade abdominal em adolescentes matriculados regularmente no ensino médio do Colégio Barão do Rio Branco da cidade de Rio Branco-AC.

1.4.2 Objetivos Específicos:

*...
tracking img