Objetive -c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Objective-C é uma linguagem simples de computador, projetada para permitir uma programação orientada a objetos sotisficada, é derivada do Smalltalk uma das primeiras linguagens orientadas a objetos e é também um conjunto de adições à linguagem C, dando ao C suporte à construções orientadas a objetos como as da Smalltalk.
Atualmente, é utilizada principalmente no Mac OS X e GNUstep,que são dois ambientes inspirados no padrão OpenStep sendo a principal linguagem utilizada nos aplicativos estruturais NeXTSTEP, OPENSTEP e Cocoa.
Programas escritos em Objective-C que não utilizam nenhuma das bibliotecas Cocoa, OpenStep e NeXTSTEP, podem ser compilados também por qualquer sistema operacional suportado pelo gcc, que inclui um compilador Objective-C, já as que utilizam essasbibliotecas podem ser compiladas apenas no Mac OS.
Histórico
Brad começou a estudar problemas de reusabilidade de projetos software e programação. Para demonstrar que uma melhora satisfatória podia ser feita, Cox provou que componentes de software necessitavam apenas de umas poucas mudanças práticas nas ferramentas existentes. Precisando apenas dar suporte a objetos de modo flexível, possuindo umconjunto de bibliotecas funcionais e permitindo que fossem empacotados num único formato multiplataforma. E então em meados da década de 80, junto com Tom Love ele criou a linguagem Objective C baseado nos seus estudos, na Empresa que pertencente a eles, a Stepstone Corporation.
A primeira publicação oficial falando sobre o Objective-C foi escrita em 1986 no livro de Brad Cox, “ProgramaçãoOrientada a Objetos, Uma Abordagem Evolutiva”. Nele Brad destacou que o problema é maior está na reusabilidade e não na linguagem.
Nos anos 90, Steve Jobs foi demitido da Apple e fez alguns investimentos. Entre eles, adquiriu parte de uma nova empresa, a NeXT. A NeXT licenciou o Objective-C da StepStone e liberou uma versão própria do compilador e das bibliotecas das linguagens, nas quais a interfacedo usuário e da estrutura NeXTstep eram baseadas. As ferramentas e a qualidade do sistema operacional fizeram com que a NEXT ocupasse uma parte muito popular do nicho das estações de trabalho.
Na volta de Jobs para a Apple em 1996, foi exigido que a Next fosse comprada, Jobs assumiu a frente dos negócios da Apple e reformulou vários produtos. Entre eles o próprio SO, que estava defasado emrelação aos outros. E para ser realizada essa reformulação, a linguagem escolhida foi justamente o Objective C, sendo criado assim o Mac OS X.

Hoje a ObjC é a principal linguagem de programação do Mac OS X, no início ele era um sistema híbrido que juntava as funcionalidades do Mac OS 9 e adicionava novos recursos. E com o ótimo resultado obtido pelo Objective C, foi visto que era uma poderosalinguagem, foi decidido que o ObjC seria linguagem nativa do primeiro iPhone, sendo assim até as versões atuais.
A versão da Apple do ambiente de desenvolvimento NeXtstep com algumas melhorias é chamada de Cocoa. A API Cocoa é baseada em sua maioria na interface de Objetos OpenStep, que é o padrão livre feito pelo projeto GNU. Sendo o mais importante ambiente para o desenvolvimento de aplicações emObjective-c.
Sintaxe
O Objective C foi construído sobre a linguagem C, constituindo-se como um super-conjunto de C, sendo possível compilar qualquer programa C em um compilador de Objective C. A maior parte da sua sintaxe de deriva de C, enquanto os aspectos de orientação a objetos foram inspirados no estilo de passagens de mensagens do Smalltalk. Quem já tem experiência com C ou C++ vai verificaralgumas características parecidas, mais ao aprofundar o estudo da linguagem podemos ver que ela tem muitas particularidades.
* Primeiro Programa em Objective C:
hello.m
#import <stdio.h>

int main( int argc, const char *argv[] ) {
printf( "hello world\n" );
return 0;...
tracking img