Qualidade de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE SOFTWARE1 – UMA NECESSIDADE
1. INTRODUÇÃO
Software de qualidade é fácil de usar, funciona corretamente, é de fácil manutenção e mantém a integridade dos dados em falhas do ambiente ou outras fora do seu controle. No entanto, em sua grande maioria, os softwares requerem conhecimentos técnicos especiais na sua utilização, são difíceis de alterar para modificar função existente ouimplementar novos processos ou facilidades e, para desespero de seus usuários, apresentam falhas sem aviso prévio e não preservam a integridade dos dados. Pouco se fala a respeito dos custos resultantes dos defeitos ou erros provocados por falha de softwares, tanto para produtores quanto para usuários. O bug do milênio, causado pelos erros que os computadores teriam ao confundir o ano 2000 com o ano1900, consumiu bilhões de dólares para evitar um colapso mundial. Bancos poderiam perder milhões, clientes veriam o saldo de suas contas sumir de repente, telefones poderiam não funcionar, aviões poderiam ter sua rota desviada, e outros problemas bem mais graves poderiam ocorrer. Este é um exemplo recente e dimensiona o quanto dependemos das máquinas e de seus softwares. Com o uso maciço dastecnologias de informação e comunicação em todos os níveis da atividade humana, os problemas de qualidade de software tendem a adquirir a cada dia maior importância.

O que é qualidade? Existem diversas definições. Algumas pessoas que tentaram uma definição simples chegaram a frases como:
• Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes
• Qualidade é antecipar e satisfazer osdesejos dos clientes
• Qualidade é escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito
Segundo a atual norma brasileira sobre o assunto (NBR ISO 8402), qualidade é:
A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas
Nota-se que esta definição formal exige alguns complementos, principalmente para definir oque são as entidades, as necessidades explícitas e as necessidades implícitas. A entidade é o produto do qual estamos falando, que pode ser um bem ou um serviço. As necessidades explícitas são as próprias condições e objetivos propostos pelo produtor. As necessidades implícitas incluem as diferenças entre os usuários, a evolução no tempo, as implicações éticas, as questões de segurança e outrasvisões subjetivas.
Por exemplo, a qualidade de um prato de comida (a entidade, o produto) está relacionada com a satisfação de necessidades (requisitos) tais como: sabor, aparência, temperatura, rapidez no serviço, preço, higiene, valor nutricional, etc. Para avaliar a qualidade de um produto, você deve fazer uma lista destas necessidades e analisar cada uma destas necessidades.

Certificação deQualidade
Um aspecto interessante da qualidade é que não basta que ela exista. Ela deve ser reconhecida pelo cliente. Por causa disso, é necessário que exista algum tipo de certificação oficial, emitida com base em um padrão. Você provavelmente já conhece alguns certificados mais comuns:
• O selo do SIF de inspeção da carne
• O selo da ABIC nos pacotes de café
• Ocertificado da Secretaria de Saúde para restaurantes (classe "A" são os melhores)
• A classificação em estrelas dos hotéis (hotéis com cinco estrelas são ótimos)
• Os certificados de qualidade da série ISO-9000
Você já deve ter ouvido muitas propagandas de empresas falando de sua certificação ISO- 9000. Isto nada mais é do que um padrão de qualidade (reconhecido mundialmente) pelo qualesta empresa foi avaliada e julgada. Para que seja possível realizar uma avaliação e um julgamento, é necessário haver um padrão ou norma. Existem alguns organismos
normalizadores reconhecidos mundialmente:
• ISO - International Organization for Standardization
• IEEE - Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica
• ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
A norma ISO-9000, por...
tracking img