Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


No âmbito do curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente da Escola Profissional do Montijo foi instituída a elaboração do presente trabalho, que tem como tema “Obesidade”.
O respectivo trabalho está contextualizado na disciplina de Educação Física do módulo 13 - este módulo está inserido no Curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente daEscola Profissional do Montijo.
A obesidade não é apenas um problema estético, é um perigo constante para a saúde. Todos os anos ocorrem milhares de mortes devido á obesidade.
Existem inúmeros problemas médicos relacionados com a obesidade, como é o caso dos diabetes tipo 2, as doenças ao nível do coração, pressão alta e até mesmo a ocorrência de enfartes. Obesidade está também relacionada a taxaselevadas de casos de cancro diversos.
No sexo masculino obeso existe uma maior probabilidade da ocorrência de uma morte causada pelo cancro do recto ou próstata. Enquanto no sexo feminino obeso existe uma maior probabilidade de morte causada pelo cancro da mama, útero ou ovários.
Sumario


O que é obesidade?...……………………………………………………………………………………………






Como se desenvolve ou adquire?.........................………………………….......








O que se sente?..............................................................................................................








Como se tratar ................................................................................................................






Como se previne...........................................................................................................








O que é OBESIDADE?







Como se previne


Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentosafetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.




Obesidade MORBIDA


Éconhecida como Obesidade a doença provocada pelo acúmulo demasiado de gordura no corpo. A partir do momento em que a obesidade torna-se capaz de acentuar o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso, ela passa a ser chamada de Obesidade mórbida.














Qual o tratamento mais adequado para a obesidade?



O tratamento básico baseia-se principalmente na determinaçãode querer emagrecer. Outras maneiras de combater a obesidade: Evitar o sedentarismo através de atividade física – não é preciso que se pratique um esporte específico. Pode ser apenas uma maior atividade no dia-a-dia, como se movimentar mais, não ficar muito tempo parado na frente da TV ou do computador, caminhar, etc. Modificar o comportamento alimentar, seguindo alguns princípios: restrição àsgorduras, preferência por verduras, legumes, frutas e carboidratos como arroz, macarrão, pão e farinha. Também se recomenda ingerir alimentos ricos em fibras como pão e arroz integral.

Como se tratar

O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cadapaciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.

Reeducação Alimentar
Independente do tratamento proposto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingesta calórica total e o ganho calórico decorrente....
tracking img