Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A adolescência trata-se de uma fase de transição e indecisão devido à grande quantidade de informações que recebemos, porém fundamental para o desenvolvimento do ser humando mais completo tanto físico como emocional.
É um período da vida onde ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas, altamente influenciadas por fatores genéticos e étnicos. É uma fase de muitas transformações que refletemde hábitos dos familiares e principalmente dos amigos, ou seja, de outras pessoas de sua convivência social, daquela cultura em que este indivíduo está inserido.
E é aí, nesse quadro, onde devemos dar maior atenção principalmente a adolescentes com algum tipo de problema em especial, como é o caso de adolescentes obesos.
Devido às suas condições, adolescentes obesos podem possuir graves problemasemocionais, sofrerem de depressão e outros problemas ligados à condição física, sendo que  muitos deles até já consideraram o suicídio como sendo o melhor caminho para se livrar das humilhações que por vezes passam devido à sua obesidade. Talvez por consequência de tantos problemas no convício social, jovens com excesso de peso geralmente possuem menos amigos  do que os adolescentes magros de suaidade.
A  obesidade entre os adolescentes alcançou proporções de epidemia em muitos dos  países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, cerca de 15%  dos adolescentes são considerados obesos!
No organismo de qualquer pessoa, as calorias consumidas por meio dos alimentos, quando não são queimadas (utilizadas), são armazenadas em celulas de seu corpo, no tecido adiposo. Na gordura, assim digamos.
Emtermos científicos, a obesidade acontece quando uma pessoa armazena uma quantidade muito grande de energia, isto é, o tecido adiposo cresce exageradamente. As causas para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e queimadas podem variar de pessoa para pessoa. Fatores genéticos, ambientais e psicológicos, entre outros, podem causar a obesidade.
Fatores psicológicos que contribuem para obesidadeMuitos adolescentes comem como resposta a emoções negativas como tristeza, tédio ou raiva. Estes fatores influenciam os hábitos alimentares;
A reação a uma contrariedade excessiva faz com que o indivíduo passe a consumir maior quantidade de alimento, adquirindo consequentemente  mais peso;
Um outro fator que gostaríamos de destacar é a visão errônea, mas que ainda prevalece em muitos ambientes,de que obesidade, principalmente em crianças, é sinal de saúde e prosperidade, o que levará mais tarde ao desenvolvimento de adolescentes obesos;
Durante o período de compulsão alimentar a pessoa ingere maior quantidade de comida e sente que não consegue controlar o quanto está comendo. Vale salientar aqui que aqueles com problemas de desordem de compulsão alimentar mais severos também têmmaior probabilidade de ter sintomas de depressão e baixa auto-estima, o que acaba por tornar ainda mais sensível o quadro que a pessoa enfrenta.
Se estiver incomodado por ter comportamento alimentar compulsivo e acha que tem desordem de compulsão alimentar, procure ajuda de um profissional de saúde!
Fatores genéticos da obesidade
Na genética do indivíduo, estão as informações da quantidade deenergia que ele irá precisar nos momentos de carência alimentar ou na falta completa desta. Desta forma, algumas pessoas melhor consomem tais reservas de energia, mantendo-se em seu peso ideal, enquanto outras podem não consumir de forma adequada, o que pode levar à obesidade;
A obesidade tende a ocorrer em membros da mesma família, o que sugere o forte impacto da herança genética. Ainda, familiarestambém compartilham hábitos de dieta e estilos de vida que podem contribuir para a obesidade. Geralmente é difícil separar os fatores genéticos daqueles definidos pelo estilo de vida. Assim, a ciência mostra que hereditariedade está relacionada com a obesidade;
Em algumas pesquisas feitas foi descoberto que adultos adotados quando crianças mostraram ter peso mais próximo daquele de seus pais...
tracking img