Nr 32

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento Térmico

Integrantes:
Tamires
Jorge
Hadassa Martins
Curso: TST112B - noite

Alívio de Tensões

O alívio de tensões é um tratamento térmico onde o forno é aquecido a apenas uma fração da temperatura crítica usada em processos de têmpera e de controle de microestrutura. Neste processo um metal não sofre alterações de fase ou microestruturais que podem ser notadas por simplesmicroscopia ótica.  Este processo visa eliminar tensões internas que causam a perda de ductilidade e tenacidade no material. Estas tensões podem ser provenientes de tratamentos de têmpera, conformação a frio, soldagem, usinagem, e outras operações de manufatura.

O que ocorre é o aumento da difusão de elementos de liga, principalmente o carbono, de forma que, impulsionados por campos de tensõesinternas, permitem a peça como um todo atingir um nível de tensão interna menor.

Aços de baixa liga são tipicamente submetidos ao tratamento de alívio de tensões ao serem mantidos em temperaturas de 600~675ºC por poucas horas.
Recozimento

O recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas.O recozimento é composto de três estágios:
Recuperação -  Este primeiro estágio do recozimento é verificado a temperaturas baixas. Nele ocorre um re-arranjo das discordâncias, de modo a adquirir configurações mais estáveis, embora não haja, pelo menos aparentemente, mudança na quantidade de defeitos presentes. Não há nenhum efeito sensível sobre as propriedades do material.
Recristalização – Emtemperaturas mais elevadas, verifica-se grande alteração na microestrutura do metal, com variações nas propriedades mecânicas. A recristalização é um fenômeno de nucleação.
Crescimento de Grão – A temperaturas mais elevadas, os grãos recristalizados tendem a crescer, mediante um mecanismo que consiste na absorção por parte de alguns grãos dos grãos circunvizinhos. A força propulsora docrescimento de grão é a energia superficial dos contornos de grão dos grãos recristalizados.

Recozimento Pleno
Consiste em austenetizar o aço e resfriar lentamente
Aços hipoeutetódes - +ou- 50o C acima de A3
Aços hipereutetóides - + ou - 50oC acima de A1

Normalização

A normalização consiste na austenitização completa do aço, seguida de resfriamento ao ar. Tem por objetivo refinar e homogeneizara estrutura do aço, conferindo-lhe melhores propriedades do que o recozimento.
É indicado normalmente para homogeneização da estrutura após o forjamento antes da tempera ou revenimento.
Se compararmos a estrutura normalizada da recozida tem-se na estrutura normalizada:
·        Num aço hipoeutetóide, possivelmente menor quantidade de ferrita proeutetóide, e perlita mais fina. Em termos depropriedade mecânica a dureza e a resistência mecânica mais elevada, ductilidade mais baixa e resistência ao impacto semelhante.
·  Num aço hipereutetóide, menos carbonetos em rede ou massivos, e distribuição mais uniforme dos carbonetos resultantes, devido à dissolução para a normalização do que para revenimento.

A Normalização pode ser usada:

1. Refino de grão e homogeneização da estruturavisando obter melhor resposta na tempera e revenimento posterior.
2. Melhoria da Usinabilidade
3. Refino de estruras brutas de fusão (peças fundidas)
4. Obter as propriedades mecânicas desejadas.
Têmpera (metalurgia)
| O tratamento térmico de têmpera nos aços tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. Nesteprocesso, a região a ser temperada é inicialmente aquecida à temperatura de austenitização e em seguida, é submetida a um resfriamento rápido. |

A microestrutura resultante é composta predominantemente de martensita, uma fase que apresenta elevada dureza. Durante o processo de resfriamento, a queda da temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões...
tracking img