Novas alternativas para o tratamento da água

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DA ÁGUA

Francisco Leonardo R. Souza[1]
Julio Cesar Ballastrelli[2]
Wilian Heringer[3]

RESUMO

Com o aumento do crescimento populacional ano após ano, a utilização de recursos naturais como a água e sua consequente degradação também tem sido maior, provocando sérios problemas ambientais e preocupações quanto ao futuro desse precioso recurso. Amaioria dos sistemas de tratamento de água e esgoto utilizados atualmente são denominados de “tratamento convencional”, nem sempre considerados como as melhores alternativas para melhorar a qualidade da água em todos os seus aspectos. Assim, novas tendências para o tratamento da água tem surgido nos últimos anos, utilizando processos químicos, físicos, biológicos ou até combinados, propostos de acordocom cada tipo de poluição e composto que se deseja tratar. Este artigo trata, portanto, de uma revisão bibliográfica sobre algumas dessas novas alternativas que tem sido estudadas e avaliadas como eficientes na remoção de compostos responsáveis pela degradação de corpos d’água, sendo aqui apresentados os tratamentos com ozônio, dióxido de cloro, carvão ativado, lagoas de estabilização,biodegradação, leitos cultivados, entre outros.

Palavras chave: Sistemas de tratamento; poluição hídrica; efluentes.

INTRODUÇÃO

A distribuição da água na Terra não é homogênea e sua abundância na biosfera causa uma falsa sensação de recurso inesgotável. De toda a água existente no planeta (1.386 km³), 97,5% é salgada, sendo imprópria para consumo humano; dos 2,5% restantes, 1,72% estão na formade geleiras e calotas polares e 0,75% em regiões subterrâneas de difícil acesso, e somente os 0,03% estão aptos para o consumo em lagos, rios, nascentes e outros reservatórios de água doce (REBOUÇAS et al., 2006).
Nos últimos anos, é cada vez mais frequente e intenso a ocorrência de problemas ambientais, principalmente por causa do grande crescimento populacional humano e ao consequenteaumento da atividade industrial. Com isso os impactos causados pela ação antrópica têm atingido dimensões catastróficas, podendo ser observadas através de alterações na qualidade do solo, do ar e principalmente da água, esta sem dúvida um dos grandes problemas da sociedade moderna. Nos processos produtivos a economia de água tem ganhado maior atenção devido ao valor agregado a ela atribuído, atravésde princípios como consumidor pagador e poluidor pagador, recentemente incorporado na legislação (KUNZ et al., 2002).
As principais atividades humanas e fontes de contaminação que afetam os recursos hídricos são: esgotos de cidades que são lançados sem tratamento diretamente em rios, lagos e reservatórios; aterros sanitários que afetam os lençóis freáticos; defensivos agrícolas que escoamcom a chuva, sendo arrastados para águas superficiais e percolados para águas subterrâneas; garimpos, que lançam elementos químicos, como mercúrio, em rios e córregos; indústrias que utilizam os rios como carreadores de seus resíduos tóxicos e atividades agropecuárias, como a aquicultura, que lançam seus efluentes carregados de nutrientes e compostos orgânicos para os mananciais (BETTEGA et al.,2006).
Tratar á água e o esgoto, além de beneficiar diretamente o meio ambiente, gera emprego e pode desencadear um processo de desenvolvimento econômico, inclusive no contexto regional. A redução de gastos com a saúde, a ampliação da capacidade produtiva das pessoas e a inclusão social de moradores de áreas carentes que tem esgotamento implantado são alguns dos benefícios indiretos geradospor ações neste setor (WAGNER & BELOTTO, 2008). No Brasil, a maior parte das estações de tratamento de água utiliza a metodologia denominada de “tratamento convencional”, ou seja, utilizada sistemas constituídos das operações e processos unitários de coagulação-floculação, sedimentação, filtração, desinfecção com cloro e equilíbrio de carbonatos. Esses sistemas são utilizados para a remoção da...
tracking img