Mortalidade precose de micro e pequenas empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade do Norte do Paraná – FacNorte

Antônio Maria Caetano Moura
Cristiano Meira Santos
Leylane de Sousa Pereira
Raiane Vieira Santos
Tatiana Schutz Ribeiro


Mortalidade precoce de micros e pequenas empresas em Anapu

Anapu/PA
Fevereiro de 2013
Antônio Maria Caetano Moura
Cristiano Meira Santos
Leylane de Sousa Pereira
Raiane Vieira SantosTatiana Schutz Ribeiro

Mortalidade precoce de micros e pequenas empresas em Anapu

Pré-projeto apresentado à disciplina Metodologia Científica, ministrada pelo professor Dailson Demétrio, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Administração, da Faculdade do Norte do Paraná – FacNorte

Anapu/PA
Fevereiro de 2013

Mortalidade precoce de micros epequenas empresas em Anapu

1. Problemática
Cada vez mais as pessoas tem procurado empresas de contabilidades e outros órgãos como o SEBRAE, abrindo novas empresas, com um sonho de uma independência financeira através de micros e pequenos empreendimentos, buscando o sucesso financeiro dentro do setor empresarial regional, embora algumas habilidade devem estar presente neste futuro empreendedor.Segundo Dias (2010, p.16):
“Para ser um empreendedor não basta ser apenas um sonhador. Ter boas ideias não ajudam em nada um empreendedor que não e capaz de aplica-las, portanto o empreendedor também precisa ser pratico para transformar as suas ideias em realidade, tornando-se um “sonhador-pratico”, ou seja, aquele que tem boas ideias e ao mesmo tempo disposição para aplica-las”.

Ainda tomandoreferencia o documento do SEBRAE titulados, “Etapas do processo de criação de pequenos negócios” (sd, p.1) percebemos que:
“Criar um negócio, mantê-lo e expandi-lo, só se consegue ao longo do tempo. Os aspectos da personalidade do empreendedor são capazes de influenciar o sucesso da empresa. É preciso que ele conheça suas características psicológicas no sentido de desenvolvê-las na direção doperfil do empreendedor bem-sucedido”.

E exigido do empreendedor não apenas uma boa ideia, mais uma habilidade de aplica-la e uma destreza psicológica. O próprio negócio abarca uma serie de questões relativas a financiamentos, créditos, mão de obra qualificada, planejamento estratégico, suporte jurídico e contábil, qualidade produtos e serviços, inovação produtos e serviços; isso somados a outrasquestões externas como: burocracia legal e fiscal competição dos concorrentes, demanda dos clientes, fornecedores, representantes, distribuidores e parceiros, carga de impostos e tributos, aspectos econômicos, políticos, tecnológicos, sociais e ambientais, são fatores que podem levar ao sonho do empreendedor dificuldades no desempenho das atividades do negocio tendo como consequência a falência doempreendimento antes dos dois anos de existência do negocio (FERREIRA e SANTOS, 2008, p.6).
Dentro deste referencial e levando em consideração a frequência de empreendimento que não sobrevive ao mercado, procuramos responder a seguinte questão: possíveis motivos das mortalidades das micro e pequenas empresas de Anapú no período de 2008 a 2012? Essa pesquisa abordará relatos deempreendedores-sonhadores que por algum motivo não deram sustentação ao seu sonho.
2. Hipóteses
* A falta de competência administrativa do empreendedor;
* Falta acesso ao crédito;
* Falta de conhecimento no ramo do negócio;
* Falta de treinamento específico para mão de obra;
* Falta de logística na região que não possibilita uma oferta de produtos variáveis;
* Baixo nível de escolaridadedo empresário.

3. Justificativa

Durante levantamento bibliográfico percebeu-se muita dificuldade em encontrar artigos que embasar-se esse tipo de pesquisa no Brasil, a procura por artigos científicos, tendo como base o Google acadêmico e outras bases de pesquisas não foram suficientes assim acredita-se que no Brasil não exista uma preocupação para encontrar respostas sobre o alto índice...
tracking img