Relacao entre a mensuracao contabil e a mensuracao cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTABILIDADE CÓD. DO TRAB. 255

RELAÇÃO ENTRE A MENSURAÇÃO CONTÁBIL E A MENSURAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Regina Sordi Relvas Universidade de São Paulo (USP) taniarsr@uol.com.br

RESUMO
A validade e o poder de representação das informações contábeis dependem da forma como se processa a mensuração contábil. No campo teórico, não há um enunciado geral e unívoco entre os acadêmicos acerca dascaracterísticas essenciais dessa mensuração. Esse, portanto, tornou-se o objetivo do presente estudo, em conjunto com o estabelecimento dos pontos de convergência e divergência entre esta e a mensuração científica. Partindo de uma análise crítica da literatura, o estudo, que é bibliográfico, propiciou a identificação dessas características essenciais. Constatou-se que a mensuração contábil serelaciona com a teoria de mensuração utilizada em outras ciências ao assumir as características de uma mensuração por ordem (measurement by fiat) e, também, que algumas das características essenciais da mensuração científica não podem ser atribuídas à mensuração contábil (uso de escala de razão e medidas fundamentais). A relevância do estudo reside na constatação de uma necessária evolução damensuração contábil, quanto ao uso de medidas fundamentais e da escala de razão e, também, pelo uso potencial do referencial de características essenciais para testar se uma dada mensuração reúne as qualidades inerentes à mensuração contábil quanto à validade de sua aplicação e legitimidade (fundamentos teóricos que lhes dão sustentação). Palavras-chave: Mensuração. Mensuração científica. Mensuraçãocontábil.

18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE • 24 A 28 DE AGOSTO DE 2008 • GRAMADO-RS ANAIS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

1

TEORIA DA CONTABILIDADE CÓD. DO TRAB. 255

1 INTRODUÇÃO
Para Kerlinger (1986, p. 8) “o objetivo básico da ciência é a teoria”. A teoria é um conjunto inter-relacionado de constructos (conceitos), definições e proposições, que apresenta uma visão sistemática de um fenômeno pelaespecificação das relações entre variáveis, com o propósito de explicar e prever o fenômeno (KERLINGER, 1986, p. 9). Nesse contexto, a mensuração representa a ligação entre o mundo empírico e o mundo teórico, tornando possível, por exemplo, o uso da matemática e da estatística no desenvolvimento de explicações e previsões (MASON E SWANSON, 1981, p. 12). A mensuração é um tema de grande relevânciapor ter uma íntima ligação com as decisões empresariais e, freqüentemente, a qualidade de uma decisão depende da qualidade da mensuração realizada para gerar as informações que suportaram a decisão. Contudo, no campo teórico, não há um enunciado geral e unívoco entre os acadêmicos acerca das características essenciais da mensuração contábil e da sua determinação como uma mensuração científica.Assim, surge a questão: quais são as características inerentes à teoria de mensuração contábil e qual o seu relacionamento com a mensuração científica? Essa preocupação motivou a realização do presente estudo, exploratório e bibliográfico, cujo objetivo foi caracterizar a teoria de mensuração contábil e determinar o seu relacionamento com teoria de mensuração científica (teoria de base). Para tal,realizou-se uma análise crítica da literatura pertinente, permitindo identificar as características mais essenciais da mensuração contábil e avaliar sua aderência com as da mensuração científica. Um aspecto que revela a importância da presente pesquisa é sumariar o conhecimento existente quanto à mensuração contábil, de forma a ser útil em pesquisas futuras.

2 A MENSURAÇÃO CIENTÍFICA
Para Selltizet al. (1974, p. 210), “a mensuração só é possível porque existe certa correspondência entre as relações empíricas de objetos e acontecimentos, de um lado, e as regras da matemática, de outro”. Segundo Stevens (1968, p. 840) “mensuração é a atribuição de números a objetos ou eventos de acordo com as regras”. Kerlinger (1986, p. 392) adicionalmente esclarece que a mensuração é um jogo, que deve...
tracking img