Novas abordagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos categorizados 'Peter Drucker'
A História da Administração – Parte IV (enfim o Século XXI)

Gestão de Pessoas em Blog!
Considerações Gerais sobre a Gestão das Organizações Brasileiras
* Blog
* Sobre mim!

Textos categorizados 'Peter Drucker'
A História da Administração – Parte IV (enfim o Século XXI)
Publicado maio 25, 2009 r Fundamentações TeóricasDeixar um ComentárioTags:Abordagem por Processos, Administração Holística, Administração Japonesa, Administração Participativa, Aprendizado Organizacional, Benchmarking, Downsizing, Empowerment, Excelência em Gestão, Foco no cliente, Foco no mercado, Gestão da Qualidade, Inovação, Just-in-time, Learning Organization, Liderança, Modelos de Gestão Século XXI, Orientação para Resultados, Outsourcing, Peter Drucker, PeterSenge, Proatividade, Qualidade Total, Readministração, Reengenharia, Responsabilidade Social, Terceirização, TGA, TQM, Valorização das Pessoas, Visão de futuro, Visão sistêmica

Caramba! Quanta coisa! Nestes 3 primeiros posts eu fiz uma compilação de muito material que pesquisei, na verdade deveriam ter ficado mais compactos, mas não foi possível. Muitos autores têm abordagens tão bacanas quenão pude deixar de inserir.
O que pudemos observar é que os tempos e as teorias mudaram, porém os problemas continuam e muito provavelmente sempre existirão, afinal, fórmulas se aplicam à números, e não às pessoas, que respondem à estímulos internos e externos a todo momento. O bom é que os gestores atuais podem olhar para trás e avaliar o que cada teoria tem de bom, manter e melhorar o quefunciona e adaptar o que não funciona. Por isso é tão importante conhecer a história da administração. =)
Bem, terminei o último post citando o final do Século XX, ou seja, a Era da Informação. Neste, pretendo alinhar estes pensamentos e modelos de administração e verificar se encontramos suas influências nos modelos da Administração “Moderna”.
Recapitulando:
A teoria geral da administração começoucom a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase noambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ouenfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar – POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e sãoconhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – PODC. Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram “comandar e coordenar” que hoje chamamos de Dirigir (Liderança).
Atualmente, as principais funções administrativas são:
• Fixar objetivos (planejar)
• Analisar: conhecer os problemas.
• Solucionar problemas
• Organizar e alocarrecursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas).
• Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar)
• Negociar
• Tomar as decisões.
• Mensurar e avaliar (controlar).
Peter Drucker (1998) diz:
“[...]a organização certa é algo que não existe; a organização não é um absoluto, é uma ferramenta para tornar as pessoas produtivas quando trabalham em conjunto. Como tal, uma estrutura...
tracking img