Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cápsula bacteriana é a camada rígida com fronteira definida formada por uma série de polímeros orgânicos que nas bactérias se deposita no exterior da sua parede celular. Geralmente contém glicoproteínas e um grande número de polissacáridos diferentes, incluindo poliálcoois e aminoaçúcares.[1]
A cápsula é uma camada rígida organizada numa matriz impermeável que exclui corantes como a tinta dachina. A camada de material extracelular que se deforma com facilidade, é incapaz de excluir partículas e não tem um limite definido, denomina-se glicocálice. Ambas podem ser detectadas com diversos métodos de coloração.
A cápsula permite às bactérias terem uma camada protectora resistente à fagocitose. Também é utilizada como depósito de alimentos e como lugar de eliminação de substâncias.Protege da desidratação, já que contem uma grande quantidade de água disponível em condições adversas. Evita também o ataque dos bacteriófagos e permite a adesão da bactéria às células animais do hospedeiro.

Diagrama de estruturas extracelulares bacterianas: 1-cápsula, 2-camada mucosa oo glicocálix, 3-biopelícula.

-Parede celular: A parede celular é uma estrutura extracelular que envolve células,sendo composta por diferentes substâncias dependendo do organismo. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez.
- Glicoproteínas: Glicoproteínas são proteínas não ramificadas, formadas por unidades dissacarídicas que não se repetem ligadas covalentemente em estrutura peptídica, sendo os açúcares o seu grupo prostético.
Alguns exemplos de glicoproteínas são: imunoglobulinas,hormônio folículo-estimulante, hormônio luteinizante, gonodotrofina coriônica e protrombina, além das presentes em secreções mucosas.
-Polissacáridos: Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose:
n glicose → Celulose + (n-1) H2O
Os polissacarídeos sãoentão macromoléculas formados pela união de muitos monossacarídeos. Estes compostos apresentam uma massa molecular muito elevada que depende do número de unidades de monossacarídeos que se unem. Podem ser hidrolisados em polissacarídeos menores, assim como em dissacarídeos ou monossacarídeos mediante a ação de determinadas enzimas.
Nos organismos, os polissacarídeos são classificados em doisgrupos dependendo da função biológica que cumprem:
* polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose. Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido e nos animais como glicogênio.
* polissacarídeos estruturais: estes carboidratosparticipam na formação de estruturas orgânicas, estando entre os mais importantes a celulose, que participa na estrutura de sustentação dos vegetais.
Os polissacarídeos apresentam fórmula geral:
-[ Cx(H2O)y) ] n -
onde y geralmente é igual a x-1. Se dividem em: amido, celulose e glicogênio. Amido – É obtido somente pela ingestão dos animais. Glicogênio - Não é adquirido por nenhum alimento. Celulose -Ajuda na estrutura celular da parede

-Aminoaçúcares.Um amino açúcar é um monossacarídeo em que um dos grupos hidroxila (normalmente, mas não necessariamente, o da posição 2) é substituído por um grupo amina.[1]
Sua nomenclatura sistemática, a partir do nome do monossacarídeo, é x-amino-x-desoxi-monossacarídeo, por exemplo, a D-glicosamina tem o nome sistemático de2-amino-2-desoxi-D-glucopiranose
-Glicocálice:O glicocálix ou glicocálice é uma matriz extracelular, uma camada externa à membrana, presente em células animais, formada por glicolipídios, esfingolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas. Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutrientes e enzimas e participa do reconhecimento intercelular, uma vez que diferentes células possuem diferentes glicocálix e...
tracking img