Nos bastidores da disney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA DIA 28.05.2012

Componente de Psicologia
LIDERANÇA


Liderança é a capacidade de exercer influência sobre pessoas (93:74). Sem liderança não há Organização. Liderança é a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente (FIORELLI p. 173).
Na Organização, é a liderança que dá condições de existência aotrabalho em equipe. O líder é necessário para se saber o que fazer e como fazer.
É importante o carisma do líder, porém também deve ser modulado para que se possa estabelecer um clima de críticas.
A questão da liderança estritamente ligada com um reconhecimento pelo outro profissional em suas mais distintas singularidades. O líder geralmente representa de alguma forma real ou imaginária alguém quetenha uma forte influência na sua condução de vida. (O lugar que colocamos o líder em nossa representação consciente ou inconsciente).
Ser líder está estritamente ligada a capacidade de orientar os liderados em situações de fragilidade ou muita angustia. Em situações desconhecidas oferece um suporte capaz de encaminhar o liderado a realizar aquilo que é necessário para a organização ou para simesmo. Possui a capacidade de buscar referências anteriores para que essas auxiliem nos momentos difíceis a serem vivenciados. O líder servirá como modelo seja como for suas ações.
A base de toda liderança consiste no estabelecimento de uma visão compartilhada por todos os liderados. (FIORELLI p. 178). Líderes neutralizam situações conflitantes, utilizam linguagem adequada a cada colaborador. Alinguagem VERBAL, ou NÃO VERBAL está diretamente ligada com a comunicação expressa pelo líder.
PARA PENSAR: O exercício da liderança requer, portanto, a habilidade de compreender os elementos que produzem a percepção desejada nos liderados. (FIORELLI, p 179). Técnicas comportamentais ou ficar no desejo do outro.
O líder possui uma postura de responsabilidade e cuidado com a sua vida e ados liderados. Possui compromisso com o que estabelece ou indica.




















Na concepção de Albert Bandura existem alguns critérios que um líder deve possuir: expansividade; inteligência; estabilidade emocional; entusiasmo; ousadia; sensibilidade; confiança; imaginação; espírito crítico; senso de justiça; disciplina.


Fontes de Influência e Poder

Naconcepção de French e Raven (1959) descreveram que liderança também significa a influência ou poder que uma pessoa tem sobre a outra. Um líder será seguido pelos seus atos e não pelo o que ele fala. Dessa forma, há cinco bases de influência e ou poder interpessoal que podem ser usados segundo a concepção de French e Raven e são elas:
1) Poder da Experiência: a capacidade que o líder possui emfornecer experiências aos seus colaboradores, seja através de títulos, cursos. O líder possui a capacidade de transmitir confiança a partir de suas ações.
2) Poder da Referência: é na medida em que os subordinados gostam ou se identificam com o líder. A admiração pode ser importante aliada na construção da liderança.
3) Poder da Legitimidade: Poder inerente ao título do cargo. Capacidade seser reconhecido como merecedor do cargo, posição que ocupa na organização.
4) Poder de recompensa: capacidade de recompensar e ou reconhecer seus colaboradores.
5) Poder coercitivo: capacidade de punir com ações disciplinares.


Motivação e liderança


Essas formas de poder, usadas adequadamente podem ser eficazes, porém sabemos que a recompensa é uma limitadora, pois ocolaborador poderá querer ser recompensado a cada ato realizado eficientemente. Pagar por desempenho pode ser a forma mais fácil e simples, entretanto não terá uma sustentação e uma continua eficácia, porque não é o dinheiro que oferece a motivação constante às pessoas. Na concepção de Drucker a explicação estaria pautada na questão que quanto mais temos nossas necessidades primárias satisfeitas...
tracking img