Normas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
mas ABNT
Norma 10520 : Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
Para efeitos desta norma aplicam-se as seguintes definições:
-citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.
->citação direta: transcrição textual dos conceitos do autor consultado; cópia literal.
Obs: sempre inserir fonte de onde veio.
->citação indireta: transcriçãolivre do texto do autor consultado.
->citação de citação: transcrição direta ou indireta do texto em que não se teve acesso ao original.
As citações de sistema numérico ou autor-data, as entradas pelo sobrenome,pela instituição responsável ou título incluído deverão ser em letras maiúsculas e minúsculas e quando entre parênteses devem ser maiúsculas.
Ex: “A ironia seria assim proposta” ...(DERRIDA, 1967, p. 293) =citação direta.
      Apesar das aparências...proposta por Authier-Reiriz (1982) = citação indireta
Especificar no texto as páginas, volume, se houver, devem se seguir a data, separados por vírgula .
Aspas: as transcrições no texto de até 3 linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As simples são usadas para indicar citação no interior da citação (segundo Pereira de Sá(1971, p. 27): [...] “por meio da mesma arte...”) ou “ Não se mova, finja de conta que está morta (CLARAC, BONNIN, 1985, p. 72).
Citações diretas com mais 3 linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto(em até 2 pts) utilizado e sem aspas. E sempre com indicações autor-data. OBS: Se for em outra língua a tradução deve ser feita em mesma páginaque no rodapé.
Como são indicadas: -supressões [...]; - introduções, inserções: { }; - ênfase ou destaque : grifo ou negrito ou itálico.
->Dados obtidos por informação verbal(palestras, debates, comunicações): indicar entre parênteses a expressão “informação verbal”, e os dados disponíveis somente deverão ser apresentados em nota de rodapé. Ex: Tricart constatou que há indícios de cones dedejecção (informação verbal).
->Para destacar trechos da citação deve ser mencionado o fato com a expressão grifo nosso entre parênteses após a realização da citação. Ex:  [...] para que não produza poluentes ameaçadores para a sociedade. (SOUTO, 1916, p. 24, grifo nosso). Caso a expressão seja do autor consultado, deve-se usar a expressão grifo do autor.
Sistema de chamada: as citações devem serindicadas no texto por sistema numérico(Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver” 15 )ou autor-data(BARBOSA,C., 1985). Qual for o método usado deve ser constantemente seguido ao longo do trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.
->Quando nomes dos autores, responsáveis, estiverem incluídos na sentença, somente indicam a data e a página entre parênteses. Ex: Segundo Morais(1955, p.33) assinala “[...] a sentença...”
->Quando houver coincidência de autores com mesmo sobrenome, acrescentam-se iniciais de seus prenomes ou por extenso, qdo tudo coincidir. (BARBOSA, Cassio, 1965).
->Citações do mesmo autor publicadas no mesmo ano são distinguidas com acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espaçamento. (REESIDE, 1927a) (REESIDE, 1927b)
->Citações de mesmodoc., porém em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. (CRUZ; CORREA; COSTA; 1988, 1999, 2000)
->Citações de autores diferentes, mencionados simultaneamente, devem ser separados por  ponto-vírgula. (FONSECA; PAIVA; SILVA, 1987).
NOTA: recomenda-se usar autor-data para citações(podem ser referenciadas de forma abreviada) no texto e numérico para notasexplicativas ( = comentários, esclarecimentos que não possam ser incluídas no texto; devem ser feitas em algarismos arábicos e se única e consecutiva para todo o capítulo, não se iniciando em cada página).
 
NBR 14724: Com a finalidade para elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações...) visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores,...
tracking img