Um estudo avaliativo dos fatores condicionantes ao egresso de alunos no curso de ciências contábeis numa abordagem da teoria da motivação humana de abraham maslow; frederick herzberg e j. stacey adams.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um Estudo Avaliativo dos Fatores Condicionantes ao Egresso de Alunos no Curso de Ciências Contábeis numa Abordagem da Teoria da Motivação Humana de Abraham Maslow; Frederick Herzberg E J. Stacey Adams.

Resumo: A motivação humana é algo que na sua tentativa de compreensão se torna complexa e subjetiva, por está relacionada ao ser humano e suas diversas maneiras de se comportar. Desta forma, estetrabalho procura entender quais os fatores condicionaram o egresso de alunos no curso de ciências contábeis em uma IES localizada na cidade de Caruaru-PE, numa abordagem Stacey Adams. Para tanto, a metodologia utilizada por está pesquisa a fim de alcançar seus objetivos e responder seu problema segue como exploratória, de campo, que com base em informação fornecida pela IES tem-se um número de 73alunos, é também bibliográfica, e quanto ao método classifica-se como sendo indutiva. Os dados colhidos foram codificados; para isso utilizou-se o Programa Estatístico SPSS 13.0 (Statistical Package for Social Ciences-for Windows) e a Planilha eletrônica Excel. Em fim, dentre as teorias exploradas da motivação humana a teoria de Abraham Maslow, pode explicar em partes o egresso dos alunos ao cursode ciências contábeis, como também, a teoria de Frederik Herzberg e por último a teoria de J. Stacy Adams, teve fator condicionante em sua totalidade, que em suma pode-se dizer que a teoria da motivação humana prova o condicionamento dos alunos ao curso de ciências contábeis dos principais precursores do assunto, que são; Abraham Maslow; Frederick Herzberg e J. Stacy Adams. Palavras-chaves:Ciências Contábeis; Egresso; Motivação Humana; 1. Introdução

As pessoas se comportam de maneiras muito distintas, dependendo da situação elas irão reagir de forma diferenciada, levando em consideração aspectos comportamentais que podem ter origens na religião, cultura, valores morais e até mesmo os objetivos pessoais dos seres humanos. Neste sentido são muitas as variáveis que motivam taiscomportamentos, escolhas, decisões e etc. Essa é uma abordagem um tanto quanto subjetiva, mas, que se pretende entender nesta pesquisa quais os fatores que motivaram os alunos a ingressarem no curso de ciências contábeis, a luz das teorias da necessidade. Entende-se segundo Tresca (2000) que a motivação é o processo que leva as pessoas a uma ação ou à inércia em diversas situações, sendo ainda o exame dasrazões pelas quais se escolhe fazer algo, executar alguma tarefa com maior empenho do que outras, ou persistir numa atividade por longo período de tempo. A Teoria das Necessidades de Abraham H. Maslow, psicólogo norte-americano considerado um dos principais estudiosos e pesquisadores da motivação humana, em suas pesquisas buscava entender o que tirava as pessoas de estado inerte e as levava a fazeralguma coisa. Ao observar o comportamento humano pode ver que o ser humano é portador de várias necessidades e essas são organizadas em prioridades e em hierarquia. Em sua teoria Maslow organizou essas necessidades em uma pirâmide demonstrando uma seqüência de importância. As necessidades foram colocadas na seguinte ordem: Necessidades Fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais,Necessidade de Status e Necessidades de Auto-realização. Banov (2008).

Essa pesquisa toma por base os principais teóricos que abordam a questão da teoria das necessidades humanas, sendo eles; Abraham Maslow; Frederick Herzberg e J. Stacey Adams, diga-se de passagem, que as diversas teorias não se anulam uma às outras; pelo contrário elas se complementam e contribuem para o delineamento de umavisão mais abrangente do ser humano enquanto tal, tendo em vista a natural complexidade que o caracteriza. Bergamini (1997). As teorias abordadas devem complementar-se de maneira que uma não será contraditória com a outra, mas, todas juntas contribuirão para que se possa entender quais os motivos que levou um aluno do ensino médio a escolher o curso de Ciências Contábeis, seja em busca de uma...
tracking img