Netqueta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Netqueta – O mundo virtual também necessita de regras de comportamento


Assim como na vida real todos devem manter um padrão de comportamento aceitável, o mesmo também vale para a internet!

A Netqueta, ou Netiqueta, é um conjunto de boas normas para melhor convivência entre as pessoas na rede mundial de computadores.

Como no mundo real, existe a linguagem falada e além dela, é possívelse expressar por gestos, entonação na voz, olhar, etc; o mundo virtual acabou anexando uma linguagem que transcende a linguagem escrita, podendo se utilizar de símbolos, os vulgos emotions, letras em caixa alta, aspas, em substituição às limitações físicas que o contato virtual impõe.

Ao mandar e-mails, dependendo da importância e do destinatário é imprescindível antes de tudo colocar umassunto, pois um e-mail sem assunto pode ser confundido desde uma mensagem sem importância ou uma propaganda, mala direta ou até os famosos spams, que originariamente significa presunto com pimenta e na rede a palavra começou a ser usada para designar propagandas que chegam de forma indesejada ou transportam vírus em virtude de uma apresentação do grupo de comediantes ingleses Monty Python na década de70.

Ao escrever um e-mail, sempre deve-se usar uma saudação e, se necessário, alguma mensagem que alerte sobre um arquivo anexo, que pode ser uma foto ou algum tipo de documento para evitar algum tipo de constrangimento. Na escrita do texto, em se tratando de um e-mail para um desconhecido ou de um assunto mais sério, é sempre recomendado evitar abreviaturas, grandes textos, palavras chulas,gírias além de se utilizar de uma linguagem mais correta. Na separação entre os parágrafos, como a função de tabulação é algo meio incômodo, na linguagem virtual é utilizada uma linha entre os blocos para sinalizar um novo parágrafo. E também não se pode esquecer da despedida!

Ao receber e-mails, deve-se evitar demorar em responder, além de manter as formas citadas no parágrafo anterior deescrita. Deve-se tomar cuidado com as respostas em massa, pois muitas pessoas de nossa lista de e-mail não gostam de receber e-mails com conteúdos não importantes sem falar do risco de se vazar algum tipo de informação confidencial.

Segurança é tudo! Evite expor muitas informações pessoais na rede, como por exemplo nome completo, endereço de casa ou trabalho, tipo de carro que tem e fotos em demasia,pois tudo isso pode gerar desde simples calúnias até crimes graves como sequestros e assaltos

Em salas de bate-papo ou comunicadores, tipo msn ou icq, a linguagem deve se manter correta, evitando letras maiúsculas, repetições e emotions em demasia, além de manter as letras que você em uma cor neutra e que não agrida muito a visão como cores escuras, então evite usar letras rosa claro, verdefluorescente, mas um rosa escuro até que vai hehehe. Mas em se tratando de um contato em tempo real, as abreviações são permitidas como uma forma de agilizar a conversa, desde que esse tipo de abreviação não distorça a linguagem ou o significado da palavra a ser dita. Então nada de escrever “naum”, “vuxe”, “entaum”, pois além de deturpar a linguagem, você corre o sério risco de transportar essesvícios ao digitar um trabalho mais sério causando transtornos.

O uso de letras em caixa alta é associado pelos internautas, também chamados netizens, como a expressão de um grito. Muita gente usa letras maiúsculas para enfatizar algum assunto ou palavra, mas a forma correta deveria ser utilizar o que se quer enfatizar entre aspas.

Outro fator importante é evitar a demora ao responder, coisa queinfelizmente, em servidores de salas de bate-papo muito lotados acaba sendo algo meio complicado de se cumprir.

Quanto aos emotions, embora seja aconselhado evitá-los, eles não são proibidos desde que eles não alterem a interpretação da outra pessoa com quem se fala e que não se substituam palavras inteiras. Isso pode deixar a conversa cansativa além de atrapalhar em muito o entendimento das...
tracking img