Netqueta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade

Realize esta atividade levando em consideração o conteúdo estudado na Unidade 2.Uma empresa que seleciona alunos para trabalharem como estagiários está organizando um concurso de trabalhos acadêmicos. Há três vagas de estágio disponíveis, e os três melhores trabalhos serão selecionados para ocupar tais vagas. Em nosso caso, somente com o propósito de motivar a sua participação e aelaboração de um bom trabalho, o prêmio será a divulgação na Lista dos três melhores documentos recebidos pelo tutor e, é claro, a nota máxima na atividade!

O tema para a elaboração dos trabalhos será: “Netiqueta”. Sua tarefa é produzir um trabalho acadêmico sobre esse assunto indicado e enviá-lo no Portfólio ao seu tutor. Mas tenha atenção: seu trabalho deverá seguir a estrutura de textosacadêmicos apresentada na Unidade 2 desta disciplina.

Etiqueta na internet: Netiqueta...

É essencial que cada usuário reconheça a sua responsabilidade no acesso que tem aos diversos serviços, servidores, sistemas e pessoas na Internet. O usuário é responsável pelas suas ações no acesso aos serviços da rede.

A "Internet" ou a "Net", não é uma única rede; é um conjunto de milhares de redesindependentes que optaram por transferir tráfego entre si. O tráfego enviado para a Internet pode atravessar diferentes redes antes de chegar ao seu destino. Sendo assim, os usuários implicados na comunicação através da rede devem estar cientes da carga que provocam nas redes independentes que constituem a Internet.

Como usuário da rede, pode-lhe ser permitido o acesso a outras redes (ou sistemas decomputadores de uma dada rede), além daquela a partir da qual se liga. Cada rede tem o seu conjunto de regras e procedimentos. Ações que são aceitas num sistema/rede poderão ser controladas ou mesmo proibidas em outras redes. Cabe ao usuário respeitar as regras de outras redes que não a sua. Não se esqueça que, pelo fato de poder fazer determinada coisa, não implica que o deva fazer.

[pic]

Autilização da rede é um privilégio e não um direito, ou seja, poderá ser recusado em qualquer altura devido a comportamento abusivo. Por comportamento abusivo entende-se a colocação de informação ilegal num sistema, a utilização abusiva de linguagem incorreta (susceptível de afetar terceiros, pela sua natureza) em mensagens públicas ou privadas, o envio de chain-letters (cartas que se destinam aser enviadas infinitamente), o envio de mensagens em larga escala para grupos de indivíduos que não as solicitaram (SPAM), ou outro tipo de abusos que possam interferir no trabalho de terceiros ou provoquem a congestionamento das redes.

É uma tarefa difícil, senão mesmo impossível, descrever com precisão o que é a Netiqueta. Pode-se, isso sim, enumerar toda uma série de conselhos e regras quepossibilitem ao usuário familiarizar-se com este conceito. Antes de qualquer outra consideração, o melhor conselho que se poderá dar é: utilize o seu bom senso. A experiência demonstra que a comunicação por meios eletrônicos tem muitas das suas regras baseadas nas regras que nos permitem viver em sociedade.

ETIQUETA NO IRC

(Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado naInternet. Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada. Foi documentado formalmente pela primeira vez em 1993, com a RFC 1459).

Este texto não está direcionado a ensinar-lhe como usar o IRC. Pelo contrário, ele é um GUIA de como usar a Rede polidamente, efetivamente e de maneira eficiente. A comunicação entre computadores é umamodalidade nova pra um número bem grande de pessoas, e há certas peculiaridades que podem torná-la uma experiência frustrante, até que você aprenda a melhor forma de usá-la. Este documento o auxiliará a escapar de armadilhas comuns a qualquer Rede.

O modo mais fácil de como aprender a usar o IRC é assistir como os outros a usam, iniciando a leitura das notícias e tentar identificar o que as...
tracking img