Como lidar com o estresse no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre a reportagem: Como lidar com o stress no trabalho. Adaptado do texto de Deepak Chopra por Cecília Cibella Shibuya.
Autora: Cecília Cibella Shibuya.
Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV - Nacional). Este seu artigo está publicado no jornal da  Manager on line.

Como lidar com o estresse no trabalho

De acordo com o tema abordado pela autoraCecília Shibuya, o stress pode prejudicar seriamente a vida de uma pessoa, seja profissional como pessoal. Na reportagem ela aborda como exemplo a vida profissional estressante de um executivo, porém percebo que o stress está presente em todas as profissões e na maioria das pessoas; as pressões diárias, medo da demissão e corrida freqüente contra o tempo e prazos levam a um quadro de esgotamentofísico e mental muitas vezes irreversível que chamamos de stress.

Mas como combater o tão temido stress?

Uma das principais medidas é saber lidar com as diferenças de personalidade no ambiente de trabalho, somando competências e procurando variadas formas de relaxamento em técnicas simples que podem ser feitas dentro do próprio ambiente de trabalho, buscando uma melhor qualidade de vidaatravés de hobbies, de uma alimentação saudável e de relacionamentos familiares planejando um projeto de vida a ser seguido que nos anime e faça bem.

Sei que trabalhar é algo mais que necessário para a sobrevivência, porém deve-se trabalhar para viver e não viver para trabalhar como é muito comum atualmente. A chave de todo processo é não sobrecarregar mente e corpo, procurar buscar coisas quenos fazem bem e nos libertem de alguma forma das pressões diárias e da rotina profissional que acaba se atrelando aos nossos hábitos caseiros, pois está sendo impossível voltar para casa depois de uma rotina frustrante de trabalho, sem pensar em o que se tem para fazer no dia seguinte, isso quando a maioria das pessoas no intuito de adiantar as atividades profissionais não levam ainda o excedentedo dia para casa, deixando de lado a vida profissional, os filhos, casamento, amigos, as relações pessoais em geral.

Isso é tão comum, mas é uma prática que deve ser abandonada, por mais difícil e atrelada que esteja a nossa rotina, o trabalho profissional deve ser realizado no local de trabalho dentro das horas compreendidas da jornada diária; levar para casa jamais e em hipótese alguma, poisao sair do trabalho devemos aprender a deixar o que não se pode fazer durante aquele dia, poderá sem dúvida ser feito no outro.

São práticas comuns, porém com as quais ninguém está habituado, como chegar no trabalho e deixar do lado de fora os problemas domésticos, ou então chegar em casa e deixar no trabalho os problemas profissionais, acho que o ser humano deveria ter um botãozinho de ligae desliga programando-o para essas situações, mas como não é possível ainda isso, as pessoas devem programar esse botãozinho no seu consciente, aprender a fazer esses discernimento, pois ou a maioria vive para o trabalho ou vive para a família, não estamos conseguindo achar um equilíbrio entre o profissional e pessoal.

As relações humanas além de essenciais, são fundamentais para o progressodo ser humano enquanto pessoa, sabemos que quando a vida pessoal vai mal, também vamos mal em outras áreas e o reflexo é geralmente visto no trabalho. O equilíbrio é essencial, nada demais faz bem, tão pouco quando falta.

Acredito que o primeiro passo para a libertação profissional não é abandonar o emprego, mas sim ver o emprego não como um luta diária, mas sim um motivo para crescimento,aprendizado e erros, porque não?

Mudar o foco sobre as coisas e ideais, além de fazer bem também muda as idéias, os pensamento e as ações; nos fazendo enxergar de maneira diferente e abrindo a mente para outras alternativas, outras possibilidades. A reportagem da Cecília apenas nos mostra como o trabalho e suas cobranças vem acabando com nossa saúde, porém saber a importância do trabalho é...
tracking img