Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
► OBJETIVOS

O capitulo I do livro Sociologia Clássica do autor Carlos Eduardo Sell tem como objetivo principal falar sobre a Sociologia e seus rumos ao longo dos tempos; seus pensadores e suaimportância no desenvolvimento da sociedade. Evidencia todo o processo de mudança do período da Idade Média para a Idade Moderna; como ocorreu bem como seus motivos. Mostra de forma suscita os marcoshistóricos com ênfase na estrutura e nas tranformações da sociedade, abrangendo política, organização social, pensadores, etc.

► PRINCIPAIS ARGUMENTOS

Aqui irá se comentar os principais argumentos– de forma cronológica – que deram ênfase ao conteúdo exposto no texto. Primeiro, o autor comenta que os Fatores Socias e Epistemológicos estão diretamente ligados ao surgimento da Sociologia. OsFatores Sociais foram as transformações na estrutura da sociedade. Essas tranformações foram provocadas por três acontecimentos: A Revolução Industrial, que mudou a estrutura econômica da época eimpulsionou a produtividade nas fabricas; com isso, ocorreu o surgimento de duas classes sociais: o proletariado e a burguesia. As tranformações de ordem política deu-se com a Revolução Francesa que derruboua monarquia e instaurou a democracia e o respeito aos direitos humanos. Junto com a Revolução Francesa consagrou-se uma nova forma de pensar e entender o mundo : O Iluminismo que, junto com oRenascimento, tratou de elevar o potencial da razão humana . A terceira foi a Revolução Cientifica que refere às mudanças no contexto científico.
Em seguida, o autor compara as contribuições que Marx,Durkheim e Weber deram para formular um conceito para explicar as mudanças históricas que estavam acontecendo naquele período. Comenta também dos quatros mitos que Anthony Giddeans destaca para explicar aSociologia e os acontecimento daquela época São eles : O mito do problema da ordem; mito das origens conservadoras da Sociologia; mito da grande cisão; mito da divisão entre integração x coerção....
tracking img