Engenharia concorrente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Engenharia Concorrente.

O artigo apresenta a filosofia da Engenharia Concorrente, que com seus objetivos de redução do ciclo de desenvolvimento, aumento da qualidade do produto final eredução de custo, começaram a ser empregada na indústria naval, na década de 90. A abordagem é comparada com o método tradicional (seqüencial) de desenvolvimento de produtos, mostrando as principaisdiferenças entre ambos. O emprego da Engenharia Concorrente na indústria naval é apresentado através de um exemplo recente de aplicação da filosofia no programa da nova classe de submarino nuclear de ataqueda Marinha Americana.
INTRODUÇÃO
A globalização tem elevado sobremaneira o nível de competição entre as empresas, forçando-as a lançar novos produtos em intervalos cada vez menores.
Desta maneira,torna-se uma questão de sobrevivência a redução do tempo gasto no ciclo de desenvolvimento de novos produtos, acrescentando ainda a necessidade de produzi-los com elevada qualidade, dentro de padrõesinternacionais e com drástica redução de custo.
A indústria naval se insere nesse contexto de alta competitividade, tendo um mercado atualmente dominado pelos países asiáticos, que produzem comrapidez, qualidade e baixo custo, quando comparados com o restante do mundo.
Os sistemas navais caracterizam-se por necessitarem, em geral, de longos ciclos de desenvolvimento. O ciclo de desenvolvimentoou projeto é, seguramente, um dos mais importantes, se não o mais importante, determinante (driver) do custo final de um sistema.
A filosofia da Engenharia Simultânea, com seus objetivos de reduçãodo ciclo de desenvolvimento, garantia da qualidade e diminuição do custo final, dentre outras teorias, surge como uma alternativa para a indústria de construção naval do mundo ocidental, que buscacompetir com os países asiáticos pelas encomendas que nos últimos anos têm crescido, devido ao incremento do comércio internacional, como também devido à expansão da área de offshore.

DEFINIÇÃO DE...
tracking img