Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS



















SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS



















Acadêmico(s): Isabela de Siqueira Cardoso RA: 78521
Samara de Souza Lisboa 81178
Fernanda Cazelato Gaioto 78376

Turma: 002Professora: Sabrina Batista

Maringá, 29 de março de 2012
Introdução

Às vezes é fácil perceber que um sistema material é formado por uma mistura de materiais ou substancias diferentes. Outras vezes, torna-se mais difícil “ver” as partes que compõem um sistema.
Enquanto pudermos ver as diferentes partes que formam o sistema, seja a olho nu, seja com auxilio deinstrumentos (lentes, microscópios), diremos que o sistema é um sistema ou mistura heterogênea.
Existem diversos casos, os quais não se conseguem visualizar as partes que formam a mistura, contudo, pode-se perceber de que se trata de uma mistura.
Neste caso, quando não podemos diferenciar as substâncias que formam o sistema, podemos dizer que se trata de um sistema ou mistura homogênea.Com isso, podemos classificar diversos sistemas em duas classes: sistemas homogêneos e sistemas heterogêneos.

[pic]

E tudo isso é necessário pelo fato de termos como objetivo purificá-la com o intuito de encontrar substancias na sua forma mais límpida. Existem diversas maneiras para ocorrer à separação de tais misturas, entre elas:
Misturas heterogêneas:
Sólido – Sólido:Catação, dissolução e peneiração.
Sólido – Líquido: Filtração
Líquido – Líquido: Decantação

Misturas homogêneas:
Sólido – Líquido: Evaporação
Líquido – Líquido: Destilação – simples: com pontos de ebulição BEM separados
- fracionada: com pontos de ebulição próximos
- à vácuo: também com pontos de ebulição próximos
- por arraste


Através de todas essas informações,conseguimos fazer a separação das misturas homogêneas e heterogêneas, e calcular o erro relativo (Equação 1).


[pic] (1)


( - valor considerado verdadeiro para aquela medida;
X- valor obtido experimentalmente.

Procedimento

Experimento 01: Separação de uma mistura heterogênea:
Primeiramente, foi determinada amassa de um papel filtro pregueado com o vidro de relógio. Em seguida, adicionou-se ao béquer, que já continha à amostra da mistura de sal e areia, aproximadamente 50 mL de água destilada e agitou-se a solução com o auxilio de um bastão de vidro. Após foi fixado no suporte universal um aro metálico e neste foi adaptado o funil com o papel filtro pregueado. Em seguida a amostra foi transferida aospoucos, do béquer para o funil, que recolheu o filtrado na proveta de 100 mL. Após, o béquer e o funil foram lavados com água destilada até que toda a amostra foi transferida para o funil, tomando cuidado para que o volume de filtrado não ultrapassasse a marca de aferição da proveta.
Anotou-se o volume do filtrado obtido na proveta e retirou-se o papel filtro, que segurou a areia no momento dafiltração, colocando-o sobre o vidro de relógio, deixando a amostra secar totalmente na capela. Em seguida, foi determinada a massa do papel filtro com areia e com o vidro de relógio.

Experimento 02: Separação de uma mistura homogênea
Foi montado um sistema de aquecimento, composto por um tripé e por uma tela de amianto. Após foi secada uma cápsula de porcelana durante 5 minutos, emseguida está foi transferida com o auxilio de uma pinça metálica para uma tela de amianto em cima da bancada e deixou-a esfriar. Em seguida a massa da cápsula juntamente com o vidro de relógio foi determinada.
Com o auxilio do bastão de vidro, o filtrado obtido no experimento 01 foi homogeneizado, com uma pipeta volumétrica de 10mL esse filtrado foi transferido para a cápsula de porcelana...
tracking img