Neologismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Semântica é o significado das palavras e sentenças.
Semântica lexical é uma das sub áreas da semântica que tenta descrever e explicar as relações, pois determinam a escolha lexicalno lugar do outro.
Relações como: Sinonímia, antonímia, meronímia e hiponímia são formas de relações para digmáticas de uma expressão, também, são as principais relações lexicais quepodem identificar vocábulo de uma determinada língua, seu estudo desempenha um papel decisivo na compreensão linguística.
Antonímia: Relacionamento de incompatibilidade entre doistermos em relação a alguma dimensão de contraste específica. Muitas línguas podem criar antônimos . O português: prefixos in e des – infeliz e desoneto .
Antônimos Graduáveis: Comoquente- frio ou bom – ruim, ocorrem sobre uma escala, são abertos a comparação, comtém pontos intermediarios – quente- frio ( morno – intermediario ).
Antônimos não Graduaveis: Admitemum ponto médio – macho- fêmea ou passar- reprovar. A afirmação deles implica a negação do outro.
Sinonímia Lexical: É uma parte do estoque metelinguístico de uma língua. Identidadede significado, relação entre palavras.
A sinonímia de sentidos é a sinonímia de alguns. Propriedade que envolve gradação, de preferência um contexto (linguístico).
Duas expressõessão sinônimas, C se a substituição de uam pela outra em E não alterar o valor de verdade de C.
Hiponímia: TIPO DE- subgrupos- carro, veículos, Fiat...
Meronímia: PARTE DE um todo-mão é meronímia de braço.
Paráfrase: Característica ambiguidade. Uso do não, orienta o ouvinte na busca de oposições, frases não nos soam contraditórias.
Homonímia: Uma palavra podeter dois sentidos. Ex: a lima pode ser uma fruta ou uma ferramenta.
Polissemia: Uma palavra possue vários sentidos. Ex: A minha cabeça está doendo – Ele é o cabeça da sala.
tracking img