Neologismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neologismo
Termo utilizado para classificar uma palavra nova que surge numa língua devido à necessidade de designar novas realidades, tornando a língua mais expressiva e rica.
O que acontecequando precisamos atribuir um novo nome para designar uma idéia ou objeto novo é escolher uma destas opções: formar uma palavra nova a partir de elementos que já existam; adotar um termo de outra línguaou alterar o significado de uma palavra já antiga. Daí que os neologismos criados possam possuir diferentes processos de formação: por derivação por composição, por imitação de outras palavras jáexistentes na língua, por transferência de vocábulos pertencentes a outras línguas, ou palavras completamente novas que são criadas.
A uma outra categoria pertencem os neologismos publicitários queassociam à função técnica do objeto uma conotação poética, tornando a mensagem útil e agradável. Muito frequentemente, usam o prefixo anti-, de modo a reforçar uma característica positiva do produto, comopor exemplo: anti-aderente, anti-esturro.
Os neologismos podem pertencer ao léxico se tratarem de vocábulos totalmente novos na forma e no conteúdo, ou à semântica, se tratarem de palavras jáexistentes, mas que adquiriram um novo significado com a evolução dos tempos.
Uma outra forma de neologismos é aquela que corresponde à adoção de palavras de origem estrangeira, por comodidade, e porse considerar que é a palavra exata para designar aquela realidade, por exemplo: abat-jour, download, site. Uns mantêm a grafia original, outros adquiriram imagem, forma portuguesa: jóquei, clube,futebol. A partir destes, podem construir-se outros neologismos, como por exemplo: pizzaria (pizza), que funcionam ao mesmo nível de padaria (pão) e sapataria (sapato), etc.
Os neologismos constituemprocessos fundamentais de renovação do léxico, a par dos arcaísmos que marcaram a sua presença de forma oposta (desaparecimento de palavras da língua que deixam de ser usadas pelos seus falantes)....
tracking img