Neologismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neologismo é um fenómeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição,prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação. Podemos dizer que neologismo é toda palavra que não existia e passou a existir, independente do tempo de vida e de como surgiu.

Pertence à família morfológica Neo (novo), cuja origem deriva do latim novus, nova, novum e do grego νές; do sânscrito návah.[1]

Termo utilizado para classificar uma palavra nova que surge numa língua devido ànecessidade de designar novas realidades - novos conhecimentos técnicos, objetos gerados pelo progresso científico (neologismos técnicos e científicos) e até por questões estilísticas e literárias, tornando a língua mais expressiva e rica (neologismos literários).

O que sucede quando precisamos de atribuir um novo nome para designar uma ideia ou objeto novos é escolher uma destas opções: formaruma palavra nova a partir de elementos que já existam; adotar um termo de uma outra língua; alterar o significado de uma palavra já antiga. Daí que os neologismos criados possam possuir diferentes processos de formação: por derivação (ficcionismo, metaficção), por composição (astronauta, homeopatia), por imitação de outras palavras já existentes na língua (eurocrata), por transferência devocábulos pertencentes a outras línguas (clicar, inputar, scannear), ou palavras completamente novas que são criadas. Neste último grupo, incluem-se os neologismos literário-estilísticos que são criados para se conseguir um efeito único, especial, ou tornar uma frase mais maleável, concentrando uma expressão numa palavra, de modo a tornar o sentido mais explícito, por exemplo: «trotamundos» (forma comoWalter, uma das personagens de O Vale da Paixão é referida várias vezes, pelo pai, por não permanecer muito tempo no mesmo local) e o substantivo seu derivado: «[…] estava no auge da trotamundice, e por isso não viria.» (Lídia Jorge, O Vale da Paixão, 3ª ed., Publicações D. Quixote, Lisboa, 2001 (1ª ed., 1998), 96); «gouvarinhar» (verbo criado por Eça de Queirós em Os Maias para se referir aosmomentos de conversa, convívio, em casa da família Gouvarinho); «Quase não tatibitatibiava» expressão que faz referência a uma personagem de A Torre da Barbela que, em determinada situação, exagerava no uso do som [t] (Ruben A., A Torre da Barbela, Presença, Lisboa, s.d., 54); «…a culpa foi do tragalhadanças do Achado que não vê onde põe os pés» (José Saramago, A Caverna, Caminho, Lisboa, 2000, 128). Aliteratura é o campo privilegiado para o desenvolvimento de neologismos como se os autores tivessem plena liberdade com os sons, as sílabas, as regras sintáticas. Neste grupo de palavras novas que são criadas, incluem-se, também, os termos originários da gíria dos jovens que, após algum tempo de resistência, acabam por integrar o vocabulário português: «bué» (muito); «cota» (pai, mãe, qualqueroutro adulto).

A uma outra categoria pertencem os neologismos publicitários que associam à função técnica do objeto uma conotação poética, tornando a mensagem útil e agradável. Muito frequentemente, usam o prefixo anti-, de modo a reforçar uma característica positiva do produto, como por exemplo: antiaderente, antiesturro.

Os neologismos podem pertencer ao léxico se se tratarem devocábulos totalmente novos na forma e no conteúdo, ou à semântica, se se tratarem de palavras já existentes, mas que adquiriram um novo significado com a evolução dos tempos («focar» que etimologicamente significa fazer convergir raios emitidos por uma fonte de calor, quando refletidos em espelho curvo ou refratados através de lente, foi com o passar dos tempos adquirindo o significado de...
tracking img