Elvas rainha da fronteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Implicações sociais sobre o património comum da humanidade.

UMA BREVE INTRODUÇÃO :

Como cidadãos que somos devemos perservar toda a conjuntura do nosso património arquitetonico e cultural. Temos deveres de cidadania fundamentais a cumprir e um deles é preservar e fazer uma “gestão” mais eficaz do nosso património histórico cultural, de forma a desenvolver através dos nossos recursosnaturais e dos valores culturais que nos foram incutidos, um maior proveito possível , para que não se percam, nem a nossa identidade enquanto cidadãos, nem a nossa diversidade cultural.
Existem algumas organizações criadas pela ONU que também “zelam” pela preservação do nosso património, por exemplo a UNESCO. Mas não é apenas do património arquitetônico que vou falar , (PELO MENOSAGORA) embora o teor deste meu trabalho mantenha essa sustentabilidade. Contudo pretendo vivamente dedicar algumas linhas a um outro patrimônio que também deve ser preservado. Aliás, devíamos prestar maior atenção de forma a preservar e respeitar esse bem comum tão valioso e importante para a humanidade como : a DECLARAÇÂO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM. Devíamos fazer algo mais... Algo deforma a que sejam respeitados todos os direitos expressos nessa declaração, com a finalidade de preservar esse bem de valor patrimonial, para as futuras gerações.
Mas como já afirmei, embora seja importantíssimo este bem patrimonial, não é o tema do qual vou falar, aliás, como já fiz outro trabalho anteriormente sobre a declaração Universal dos direitos Humanos, e direitos e deveres nelaconstantes ,neste trabalho falarei de Elvas, da UNESCO e do envolvimento da minha cidade na candidatura como PATRIMÓNIO MUNDIAL



UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
É um organismo especializado do sistema das Nações Unidas. Fundou-se a 4 de Novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, aciência, a cultura e as comunicações. Este organismo dedica-se, entre outras tarefas, a orientar os povos numa gestão mais eficaz do seu próprio desenvolvimento nos valores culturais, com a finalidade de obter o maior proveito possível da modernização, sem que por isso se percam a identidade e diversidade culturais.
Na educação, este organismo atribui prioridade ao êxito da educação elementar adaptadaàs necessidades actuais. Colabora, entre outros, com a formação de docentes e administradores educacionais e dá alento à construção de escolas e à dotação de equipamento necessário para o seu funcionamento.
As actividades de carácter cultural procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais.
Oprincipal objetivo da UNESCO é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, e cria escolas em regiões de refugiados.
Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além dodesenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.
A candidatura de Elvas a património mundial está dependente por isso de um parecer, favorável ou não por parte da UNESCO.

Importância do Património arquitÓnico de Elvas.
O Aqueduto da Amoreira
A únicafonte de abastecimento de água potável em 1498, na então Vila de Elvas, era o "poço de Alcalá", junto à Porta do Bispo, na segunda muralha árabe. O assunto foi levado ás Cortes de Évora. Nesse mesmo ano, o Rei D. Manuel, autorizou um imposto que ficou a chamar-se "Real d'água" e que consistia no pagamento de um real a mais do que o seu custo, em cada arrátel de carne e de peixe que se comesse...
tracking img