Projeto coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamentofinal, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.
Assim, para que ocorra a reciclagem se faz necessário a coleta seletiva, que é a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora. Propõe-se, portanto criar um exercício de cidadania na comunidade de Dona Euzébia, ou seja, criar hábito de selecionar o lixo para areciclagem.

Justificativa

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entreoutros tantos fatores positivos.
Seria proveitoso portanto para Dona Euzébia realizar a coleta seletiva , já que na cidade os lixões estão sendo motivo de reclamação pela população. Além disso é possível perceber um esgoto a céu aberto, que poderia ser minimizado com a simples atitude de separar e endereçar o lixo ao local adequado.
No aspecto econômico, essa iniciativa de reciclagem contribui com aprefeitura para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento, assim sendo ,com a ajuda das autoridades locais e um apoio econômico inicial ,diminuiria gastos no futuro.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitospostos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativopara as fatias mais qualificadas da população.
Benefícios da coleta seletiva:
• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.
• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de
16 a 30 árvores adulta, em média.
• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de
1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.• 10% de vidro reciclado economizam-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.
As vantagens da reciclagem são muitas, mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas. Portanto os principais materiais recicláveis são papeis, plásticos, vidro e metal.
Todos deverãoser separados e colocados em coletores ou sacos plásticos de preferência na cor padrão de cada material.

Objetivo geral
Contribuir na total melhoria das condições de vida no planeta e da comunidade de Dona Euzébia, visando o homem em primeiro lugar.
Objetivos específicos
Conscientizar a comunidade de Dona Euzébia do problema que gera o lixo na degradação ambiental, através de uma campanha decoleta seletiva na comunidade, fazendo com que a população deseje contribuir para a melhoria das condições do meio ambiente e da qualidade de vida.
Realizar palestras em escolas, já que as crianças são o futuro do planeta, para que elas discutam o assunto e decidam por um meio ambiente mais equilibrado.
Atingir a população, para que não seja temporário o interesse pela separação do lixo, e...
tracking img