Negritude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ponderando benefícios, custos e riscos

Apesar do princípio de beneficência na medicina clínica ser fortemente acentuado, muitas políticas públicas e institucionais tem seu desenvolvimento a partir de escolhas coerentes sobre os custos e riscos de determinado benefício.Estas podem aumentar o leque de possibilidades e ajudar em decisões e julgamentos em determinadas situações.
O peso relativodos custos,riscos e benefícios, geram muitas questões. Os tratamentos médicos mais adequados são baseados nos benefícios e danos possíveis. Em um projeto de pesquisa que envolve seres humanos por exemplo, o pesquisador deve expor todos os benefício e riscos, para que fique bem claro aos participantes e para a sociedade que os riscos não superam os benefícios.
Muitas táticas utilizadas para mediro riscos e benefícios que auxiliam nos princípios éticos, são baseados em dados de maior confiança, como pesquisas já realizadas e que se mostram adequadas. São os comitês institucionais de exame que fazem a indicação dos riscos e benefícios, e em seguida, definem seus pesos respectivos e com base nisso chegam as sua decisões, utilizando formas técnicas informais, e quase nunca utilizam o modode forma técnica formal , que se apresentam em forma de números para expressar uma probabilidade prática.
A natureza dos custos, dos riscos e dos benefícios
Para se chegar a um benefício temos que passar pelos custos e riscos, os custos são essenciais para a realização desse benefício eles representam os sacrifícios que temos que enfrentar na tentativa de alcançar um objetivo, já os riscos sãoreferidos como um possível dano futuro ,estando relacionado com um prejuízo á vida, á saúde e ao bem - estar de um indivíduo.
Geralmente associado a redução de custos e riscos o termo “benefício” é mais comumente lembrado na biomedicina como algo que tem valor positivo em relação a vida e a saúde.
As análises custo- benefícios e custo – eficácia
Essas ferramentas geralmente podem surgir emconseqüência ao surgimento de uma demanda por serviços de saúde caros e á necessidade de restringir os custos da assistência á saúde.Os críticos insistem em afirmar que esses métodos não são tão abrangentes para incluir todos os valores e opções relevantes.
A análise custo – benefício e a análise custo – eficácia tem como objetivo comum identificar,medir,comparar e avaliar ,em termos quantitativos,todos oscustos e conseqüências principais da políticas,dos programas e das tecnologias. Analisando mais detalhadamente os custos – benefícios e os custos – eficácias, notamos que os benefícios e os custos são ambos medidos em termos monetários, já na análise custo – eficácia os benefícios são medidos em termos não monetários.O produto da análise custo –eficácia é por exemplo”custo por ano de vidaganho”,enquanto o produto da análise custo- benefício é definida através de cifras monetárias, embora comece com a mensuração de acidentes,estatísticas de morte,número de pessoas tratadas e quantidade de dinheiro gasto, no final ela busca converter essas unidades aparentemente incomensuráveis em unidades comuns.
Podemos utilizar como exemplo o debate sobre o uso de agentes de contraste de baixaosmose,que são utilizados em radiografias intravasculares,em especial na angiografia cardíaca,pois oferecem riscos reduzidos de reações sérias inclusive a morte.
De acordo com especialistas o termo custo – eficácia não deve ser confundido nem como uma redução de custos e nem com um aumento de eficácia isoladamente,pois sempre há a dependência de um exame desses dois fatores.A prevenção de doenças,acidentes tem sido sinaladas como uma boa maneira de conter os custos com a saúde,mas do ponto de vista da análise custo – eficácia, prevenir nem sempre é melhor que curar. A prevenção pode levar a uma economia em alguns tratamentos,mas também pode aumentar o custos quando se trata de outro problema de saúde.No entanto uma ênfase sobre os custos menosprezaria o valor da saúde em si, pois as...
tracking img