Nr-12 exercicios resolvidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Matéria: Máquinas e Equipamentos Industriais – NR - 12
Professor: José Antonio Mendonça de Araujo
GABARITO
Aluno(a):______________________________________________________



Questões


1 - Quais são os cuidados especiais com as máquinas e os equipamentos que possuem dispositivos de acionamento e parada?
· Seja acionado ou desligadopelo operador na sua posição de trabalho;
· Não se localize na zona perigosa da máquina ou do equipamento;
· Possa ser acionado ou desligado em caso de emergência, por outra pessoa que não seja o operador;
· Não possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador, ou de qualquer outra forma acidental;
· Não acarrete riscos adicionais.

2 - Quais os riscos principais envolvendoprensas hidráulicas e mecânicas?
Uma discussão básica sobre os riscos de acidentes em prensas hidráulicas é similar à das prensas mecânicas com embreagem tipo freio/fricção. Nas prensas hidráulicas, o risco de esmagamento é, geralmente, menor, pois a velocidade de descida da mesa móvel também é menor.

3 - Quais são os cuidados especiais com as máquinas e equipamentos com acionamento repetitivo?Conforme o item 12.2.2 da NR 12, as máquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, oferecendo risco ao operador, devem ter dispositivos apropriados de segurança para o seu acionamento.
Em algumas máquinas, os dispositivos de segurança não evitam, efetivamente, o contato com partes perigosas. Estas partes incluem diferentes tipos de prensas e cortadoras, além demáquinas com rolamentos de borracha.

4 - Quais os exemplos de mecanismos de segurança que podem existir nas máquinas e equipamentos?
· Comando bimanual: o acionamento da máquina é realizado com ambas as mãos;
· Feixes de luz (dispositivos de células fotoelétricas): se a mão ultrapassar os feixes de luz, a máquina pára de funcionar, automaticamente;
· Enclausuramento ou barreiras: protege otrabalhador por causa do tamanho, da posição ou do formato da abertura para alimentação da máquina;
· Corte automático: a máquina pára quando alguém ou algo entra na zona de perigo;
· Dispositivo para afastar as mãos: operado por cabo de aço, é preso aos pulsos do operador ou aos seus braços, para afastar suas mãos quando estas se encontrarem na zona perigosa.


5 - Quais os cuidados no uso de comandobimanual?
O uso do comando bimanual não é recomendado, salvo quando não há formas práticas e viáveis de serem utilizadas proteções físicas. O controle bimanual não proverá um nível adequado de proteção para uma máquina classificada como sendo de alto risco (como a prensa hidráulica, por exemplo). Esses dispositivos de segurança (se trabalharem de forma apropriada) somente fornecem proteção ao usuárioda máquina e não a terceiros.
Estes controles são geralmente fáceis de apresentar defeitos e podem ser facilmente burlados. Exemplos de complementos ao comando bimanual, para maior diminuição do risco de acidente, seriam as barreiras móveis com interbloqueio ou cortinas de luz.

6 - Quais os cuidados com as máquinas e equipamentos que utilizam energia elétrica?
O item 12.2.3 da NR 12 especificaque as máquinas e os equipamentos que utilizarem energia elétrica, fornecida por fonte externa, devem possuir chave geral, em local de fácil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas.

7 - Quais os cuidados com as máquinas e equipamentos que possuem desligamento e acionamento por um único comando?
O item 12.2.4 da NR 12 determina queo acionamento e o desligamento simultâneos de um conjunto de máquinas ou de máquina de grande dimensão (por um único comando) devem ser precedidos de sinal de alarme.

8 - Quais os cuidados com os equipamentos que possuem transmissões de força?
Segundo o item 12.3.1 da NR 12, exige-se que as transmissões de força sejam enclausuradas dentro de sua estrutura ou devidamente isoladas por anteparos...
tracking img