Necessidades e desejos marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Necessidades e Desejos
NECESSIDADE HUMANA É UM ESTADO DE PRIVAÇÃO DE ALGUMA SATISFAÇÃO BÁSICA, QUE PROVOCA A MOTIVAÇÃO PARA CONSUMO, PARA SUPERAR TAL ESTADO.
Podem ser:
Declaradas = o que ocliente diz que quer;
Reais = o que o cliente realmente quer;
Não Declaradas = o que o cliente espera;
O “algo mais” = o que o cliente gostaria;
Secretas = como a sociedade vê o cliente.

DESEJOS SÃOCARÊNCIAS POR SATISFAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES (forma específica de suprir a necessidade). SÃO MOLDADOS PELA SOCIEDADE EM QUE SE VIVE.

O cliente pode ter necessidade de produtoX, mas deseja o produto Y.
Exemplo: Um televisor de 29’ projeta imagens, mas a LCD projeta status.

A IMPORTANTE DIFERENÇA ENTRE NECESSIDADE E DESEJO
Uma das maiores fontes de sofrimento é aconfusão que muitas pessoas fazem entre “necessidades não atendidas” e “desejos não realizados”.
“Necessidades” referem-se a aspectos básicos da condição humana – alimentar-se,. Vestir-se, Ter um lugarpara morar, etc. Quando essas necessidades não são atendidas, o ser humano vive numa condição sub-humana e deve lutar, com todas as suas forças, para que essas necessidades sejam atendidas. Adeterminação das “necessidades” evolui com o passar dos séculos e com a civilização. Pode-se até considerar como “necessidades” do mundo moderno, ter acesso a telefone, à luz elétrica, à educação de qualidade,emprego, etc., necessidades que simplesmente não existiam nas sociedades primitivas ou mesmo rurais dos séculos passados. “Desejos” são manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos.Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um celular que nos permite fotografar. Temos também o desejo de ser promovido, de ter uma sala maior no trabalho, de conquistar maiorfatia do mercado, de viajar para o interior ou para o exterior ou para uma bela praia. Isso tudo são “desejos” e não são “necessidades”. Posso controlar meus desejos. Posso mudar meus desejos....
tracking img