Centro cirurgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RINCÍPIOS DE TÉCNICA CIRÚRGICA

CENTRO CIRÚRGICO

Luís Roberto Araújo Fernandes

Por conceito, centro cirúrgico é a unidade hospitalar onde se realizam as intervenções cirúrgicas e é constituído por área onde são concentrados salas, equipamentos e materiais utilizados pela equipe cirúrgica, bem como pelo pessoal responsável pelos serviços auxiliares. Sala cirúrgica constitui um doscomponentes do centro cirúrgico, local onde efetivamente se consuma o ato cirúrgico.

Considera-se serviços auxiliares a sala de pré anestesia, o laboratório, o banco de sangue e a recuperação pós-operatória e segundo um grande número de autores, também pertence a esse ambiente cirúrgico o centro de esterilização de materiais. Essa centralização de serviços, através da concentração de equipamentos epessoal habilitado leva, também, à minimização dos custos.

Apesar de ser considerado o elemento nobre do hospital, em muitos deles não ocorreu uma elaboração e planejamento dentro das normas técnicas e conceitos avançados, já devidamente definidas por várias instituições, como o Committee on Operating Room Enviroment of the American College of Surgeons, ou em nosso meio, através de normas doGoverno do Estado de São Paulo. Nos hospitais modernos, o centro cirúrgico é a área que demanda maior atenção de planejamento.

Um dos aspectos fundamentais é quanto ao seu dimensionamento, sendo vários os fatores para esta decisão: número de leitos hospitalares, especialidades hospitalares, número de cirurgias diárias, horário de funcionamento, número de equipes cirúrgicas, complexidade dascirurgias, hospital de ensino, etc.

Em geral, o número de salas cirúrgicas corresponde à 5% do total de leitos cirúrgicos, ou uma sala cirúrgica para cada 50 leitos de um hospital geral. O tamanho ideal da sala cirúrgica vai depender da especialidade a que se destina. Em geral recomenda-se ao redor de 35 metros quadrados, podendo ser pouco menor para oftalmologia e otorrinolaringologia, e pouco maiorpara ortopedia, cirurgia cardíaca e neurocirurgia.

Quanto à localização, o centro cirúrgico deverá localizar-se próximo às unidades que recebam casos cirúrgicos, estarem de preferência em andares elevados, ao abrigo da poluição aérea, sonora e fora do tráfego hospitalar.

COMPONENTES DO CENTRO CIRÚRGICO

No centro cirúrgico, são consideradas três zonas distintas: de proteção, limpa eestéril. A zona de proteção é representada pelos vestiários masculinos e femininos; a zona limpa é composta pelos grupamentos do centro cirúrgico que não os vestiários, salas de cirurgia e salas de esterilização, enquanto que são consideradas zonas estéreis a sala de cirurgia. A zona de proteção é a área de relacionamento entre o sistema hospitalar e a zona limpa.

São componentes do centro cirúrgico:vestiários, sala de recepção de pacientes, corredores, lavabos, sala de cirurgia, sala de esterilização, sala auxiliar, depósito de material, sala de equipamentos, sala de recuperação pós-anestésica, sala de conforto, serviços auxiliares, administração e central de gasoterapia.

Os vestiários são sub-divididos em masculino e feminino, não havendo a necessidade de serem diferenciados paraenfermeiros e médicos. Deverão possuir armários individuais com chaves, sanitários completos, local para banho de chuveiro. Nele estarão dispostos uniformes próprios do centro cirúrgico, que deverão ser utilizados por qualquer pessoa que adentrar ao mesmo.

A sala de recepção dos pacientes receberá os mesmos até serem encaminhados para a sala de cirurgia; nela poderão ser avaliados antes da cirurgia ereceber pré-anestésicos. Deverá ser um ambiente tranqüilo para minimizar o stress dos pacientes.

Os corredores devem receber atenção especial, por serem causadores de disseminação de infecção. Deverá existir na área central, um corredor considerado limpo, através do qual trafegam as equipes de trabalho, pacientes, equipamentos e roupas, e de um corredor periférico, através do qual saem todos...
tracking img