Centro cirurgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESPONSABILIDADE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO

A EQUIPE DO CENTRO CIRÚRGICO E O COTIDIANO DE ENFERMAGEM
Embora o centro seja um espaço restrito aos que ali desenvolvem suas atividades específicas, o trabalho nele realizado não é isolado dos demais trabalhos no contexto hospitalar, pois os procedimentos que nele se realizam requerem continuidade, sintonia e estreita articulaçãocom os outros setores e equipes da instituição, a fim de se atingirem os objetivos da melhor forma possível.
Para que se comece a compreender a dinâmica do centro cirúrgico, é importante destacar que sua equipe é composta de: Cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e de cirurgia, instrumentadores cirúrgicos, anestesistas e, em determinados momentos, técnicos deradiologia e de laboratório. Cada um desses profissionais presta cuidados específicos pertinentes à sua área de conhecimento, como Enfermagem e Medicina.
Todos devem ter consciência de suas responsabilidades, competências e limites profissionais, para que possam garantir integridade e segurança ao cliente que está sob seus cuidados.
O código de ética de cada categoria deve ser rigorosamenterespeitado, principalmente no tocante à responsabilidade para com o outro, no caso, o cliente. Isso quer dizer que todos são responsáveis pela manutenção do sigilo e pela preservação da privacidade de cada cliente, além da família deste, a qual também deve ser informada sobre os eventos que acontecem na sala de cirurgia.
Ainda em relação aos familiares, deve-se destacar que é fundamental que elesestejam muito bem informados e esclarecidos acerca do quadro do cliente. No entanto, na maioria das vezes, por conta de dor, preocupação e sofrimento, é recomendável que o profissional aja com cautela, repeito, sensibilidade e gentileza ao conversar com os familiares. Muitos profissionais, às vezes, agem com indiferença, frieza e agressividade, algo inaceitável na conduta de quem trabalha na área dasaúde. Em tese, cada profissional deve agir de acordo com sua competência específica, mas é fundamental que se expresse com palavras e gestos fraternos no trato com o cliente e seus familiares.
A enfermagem, embora seja maioria dentro do centro cirúrgico e responsável por seu funcionamento e organização, é a categoria que mais sofre com relações humanas inadequadas, devendo sempre contemporizarna busca de argumentos e atitudes para reverte situações negativas, de modo a não atingir os clientes. Isso ocorre porque a tradição ou a força da Medicina são bem maiores, talvez por conta do reconhecimento cultural a ela conferida, de um saber e de um poder que aparentemente essa categoria tende a exercer sobre as demais no centro cirúrgico.
Não se pretende, com essas considerações, criar umasituação de desconforto entre a equipe, mas sim atentar para a necessidade de mudança de comportamento por parte de todo o grupo. Com essa mudança, é fundamental que fiquem bem delineados os papéis e as funções que cada membro da equipe deve desempenhar, seja ele da enfermagem, do pessoal de apoio, do médico cirurgião, do anestesista, do residente e ou do estagiário da área médica. É fundamentalque se aprenda a reconhecer a função de cada profissional do centro cirúrgico, para que as intervenções sejam viáveis, seguras e satisfatórias. Quem deve assumir o rumo de relações amigáveis, fazendo valer sua autoridade e o direito de toda sua equipe é o enfermeiro responsável.

FUNCIONAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO
Não se pode compreender o bom funcionamento de um centro cirúrgico sem que haja umaestreita relação dele com o que se planeja e produz na central de esterilização de materiais, pois esses dois setores devem estar bem articulados e integrados, a fim de impedir que as falhas humanas, muitas vezes imprevisíveis, não prejudiquem os clientes e os profissionais que atuam no ambiente.
Por causa da interdependência entre o centro cirúrgico e a central de materiais, é recomendável...
tracking img