Conceitos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado. Muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não têm.

Muito dessa distorção se deve ao fato de a aplicação do marketing ter ocorridono Brasil quando ainda tínhamos uma economia composta por monopólios e oligopólios não competitivos (década de 60), em que o governo tinha uma função muito mais de gestão do que de tutela da economia.

Na verdade, ele é fruto de um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), tendo como objetivo conhecer ocomportamento das pessoas e, a partir disso, satisfazer às necessidades e desejos de cada uma.

Devido ao aumento da concorrência, a propaganda e promoção de vendas tornaram-se os meios privilegiados pelos quais as organizações fornecem informações sobre elas próprias, sobre os seus serviços, as suas estruturas de preços e os seus canais de distribuição para os diversos clientes reais ou potencias.Os Gerentes de Marketing necessitam tomar diversas decisões, desde as mais básicas como a cor de uma nova embalagem até a definição de um produto e a estratégia de lançamento deste produto no mercado. Isto sem falar na definição do preço, do público alvo, equipe de vendas, etc.

Estudos recentes têm demonstrado que o ponto-chave para o desempenho lucrativo das empresas é conhecer e satisfazerclientes-alvo com ofertas competitivamente superiores, processo que hoje acontece em um ambiente global, competitivo e de inovações tecnológicas constantes.

CONCEITOS



Marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa.

Uma vez que os consumidores ecompradores empresariais têm a sua disposição uma grande quantidade de fornecedores procurando satisfazer todas as suas necessidades, as empresas não podem sobreviver atualmente simplesmente fazendo um bom trabalho, esse trabalho tem que ser excelente para permanecer atuando em um mercado global cada vez mais competitivo.

A importância do Marketing nas organizações contemporâneas se deve ao fato deque com as rápidas mudanças que ocorrem no mercado, surgem desafios e oportunidades para as empresas, e neste caso o Marketing surge com a responsabilidade de habilitar as organizações a tirarem proveito dessas oportunidades.


A evolução das principais definições e de seus principais autores podem ser vistas na tabela abaixo.
Autor Ano Definição de Marketing
American Marketing Association1935 “O desempenho das atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtores até os consumidores”
Peter Drucker 1954 “Uma força poderosa a ser considerada pelos administradores”
Ohio State University 1965 “O Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca edistribuição física de bens e serviços”
Philip Kotler e Sidney Levy 1969 “O Conceito de Marketing deve abranger também as instituições não lucrativas”
David Luck 1969 “Marketing deve limitar-se às atividades que resultam em transações de mercado”
Philip Kotler e Gerald Zaltman 1969 “A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais,envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”
Robert Bartls 1974 “Se Marketing é para ser olhado como abrangendo as atividades econômicas e não econômicas, talvez o marketing como foi originalmente concebido reapareça em breve com outro nome”
Robert Haas 1978 “É o processo de descobrir e interpretar as necessidades e os desejos dos...
tracking img