Natureza humana conhecimento e saber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Natureza Humana
Conhecimento e Saber


















Natureza Humana
Conhecimento e Saber

O ser humano enquanto natureza é dotado de duas categorias que define seumundo de expressão e relação. As categorias se dividem em sensíveis (expressões corpóreas) e meta-sensíveis (pensamentos, abstração). A natureza humana é composta de processos, disposições,experiências interiores e exteriores, os quais se integram na percepção e descobrimento do mundo.
O conhecimento se constrói através das experiências (adaptações, interpretações e assimilações) num meio,interior ou exterior ao ser. O conhecimento é um processo dinâmico e inacabado em busca da verdade. Num processo progressivo para explicar as interrogações existentes sobre o universo, o homem amplia seusconhecimentos passando das explicações mitológicas para as explicações de natureza religiosa, para as de natureza religiosa para as filosóficas e das filosóficas para as científicas. O conhecimento é oresultado de um processo histórico que se distingue de indivíduo para indivíduo em relação ao espaço e temporalidade e representa um processo de maturidade do complexo humano.
O conhecimento sedivide em:
Conhecimento Sensível (senso comum) obtido pela experiência cotidiana, podendo ser sensitivo, superficial, subjetivo, destituído de método ou impregnado de projeções psicológicas.Conhecimento Filosófico é fonte de todas as áreas do conhecimento humano, é a ciência das causas primárias.
“Para Sócrates, o conhecimento é guia da virtude. Conhece-te a ti mesmo e conhece a verdade que ooutro encerra.
Segundo Platão, as idéias não são representações das coisas, mas é a verdade das coisas. Santo Agostinho preconiza que a razão é dimensão espiritual.
São Tomás de Aquino considera o homemcomo indivíduo, estudando-o na prospecção de matéria e forma e admitindo que o universo é dirigido pelo princípio da perfeição.
No Renascimento, Francis Bacon defende a filosofia através de...
tracking img