Natureza humana: conhecimento e saber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Natureza humana: conhecimento e saber
O ser humano é dotado de categorias próprias, que exigem o ato de conhecer. Essas ctegorias podem ser sensíveis (expressões corpóreas) e metassensíveis (pensamento, reflexão e abstração). Por natureza o homem tem dois processos: o mundo sensorial e a percepção.
O conhecimento é um processo inacabado, pois se constrói através da experiência. Utilizandosua capacidades o ser humano procura conhecer o mundo que o rodeia, resultando em conhecimentos, que são feitos pelo homem, utilizados por ele e em função dele.
Assim como o homem, o saber evoluiu notempo e espaço, em vários campos do cenhecimento, sempre em busca da verdade. O conhecimento é classificado em quatro tipos:
Conhecimento sensível: é o do dia-a-dia e se obtém pela experiênciacotidiana, podendo ser sensitivo, superficial, subjetivo, assistemático ou impregnado de projeções psicológicas. Sem a suposição sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.Conhecimento filosófico: etimologicamente, Filosofia significa amoe à sabedoria, por isso busca questionar os problemas humanos e diferenciar o certo do errado, o bem do mal, recorrendo a p´ropriarazão humana. Este conhecimento surge da experiência, sendo valorativo.
Conhecimento teológico: basea-se e exige autoridade divina, se fundamentando nela, assim as verdades tratadas são infalíveis eindiscutíveis. Esse conhecimento é reflexivo e lógico, onde a fonte do cochecimento é encontrada em livros sagrados.
Conhecimento científico: surgiu a partir das preocupações humanas cotidianas.Direciona-se às formas de pensamento e obsevação. Obtém o uso de teorias e experimentação e não de sentidos. A ciência se constitui deste conhecimento.
No processo do saber, não importa o tipo deconhecimento e sim a luta pelo mesmo objetico, que é alcançar a verdade sobre o homem e sobre o Universo. Tanto o conhecimento sensível, como o filisófico, o teológico e o científico são importantes paraa...
tracking img