Resumo do texto: “natureza humana conhecimento e saber”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA
ALUNO: MARCOS TADEU GARCIA PATERRA

RESUMO DO TEXTO: “NATUREZA HUMANA CONHECIMENTO E SABER”

Trabalho elaborado por solicitação do Prof.ª Mônica Palitot, da disciplina: Ética e Deontologia do Curso de Psicopedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

JOÃO PESSOA
AGOSTO/2011
RESUMO DOTEXTO:
“NATUREZA HUMANA CONHECIMENTO E SABER”

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. ed. São Paulo: Perason Prentice Hall, 2007. pags. 35-47.

A teoria do conhecimento é uma explicação ou interpretação filosófica do conhecimento humano.
Conforme o texto o conhecimento é caracterizado por dois processos: a percepção e o mundosensorial; e esclarece que conhecimento humano é formado por processos interiores e exteriores de disposições de experiências, onde estas interagem compondo o conhecimento como um todo, podendo ser definido como a manifestação da consciência-de-conhecer e é nela que ocorrem as relações de sensação, percepção e conhecimento.
O conhecimento é o atributo geral que têm os seres vivos de reagirativamente ao mundo circundante, na medida de sua organização biológica e no sentido de sua sobrevivência. O ser humano, utilizando suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Desta forma, a informação, assim como a prática de vida, resulta em conhecimentos.

Conforme o autor o conhecimento só pode ser considerado através de uma visão dialética devido a ele ser um processo dinâmico einacabado.
O homem no seu processo de adquirir “saberes” evoluiu no tempo e espaço, nos mais diversos campos do conhecimento possuindo como objetivo a busca pela verdade real e absoluta.
O conhecimento representa um processo de maturidade do complexo humano, onde a constante evolução do passado, presente e futuro são próprios aos níveis de conhecimento, predominantes a cada necessidade doconhecer.
Ele é distinto para cada indivíduo em relação ao tempo e espaço.
O conhecimento humano reporta a um ponto de vista e a um lugar social, sobre esse prisma o conhecimento e o sentido das coisas é dividido em quatro grupos: o vulgar e/ou popular, o filosófico, o teológico (religioso) e o científico.

No conhecimento encontram-se frente a frente à consciência e o objeto, o sujeito e o objeto.O conhecimento apresenta-se como uma relação entre estes dois elementos, que nela permeiam eternamente separados um do outro.
Conhecimento Popular
Denominado de popular ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer. É o conhecimento do dia-a-dia e se obtém pela experiência cotidiana.
Suas características são: superficial, isto é, conforma-se com a aparência; sensitivo evalorativo, ou seja, referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária; subjetivo, pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos; assistemático, pois esta “organização” das experiências não visa a uma sistematização das ideias; acrítico, pois a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica; assistemático, porbasear-se na “organização” particular das experiências próprias do sujeito. Não baseia-se em uma sistematização das ideias; verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia; e, finalmente, falível e inexato, pois se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto.
“A Grandeza do ser humano não esta no quantoele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios mundos”( Romanov. 2007)

Conhecimento Filosófico
Em sentido etimológico, Filosofia significa devotamento à sabedoria / amigo da sabedoria, isto é, interesse em acertar nos julgamentos sobre...
tracking img