Origem 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1865 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Programa S

A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, concebido por KAORU ISHIKAWA logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão.
De acordo com Masao (1997), o 5S foi iniciado também para a diminuição de desperdício nos locais detrabalho.
Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. No Brasil, tudo começou em 1991. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade.
Quem soube ver, naquela época, a abrangência doprograma 5S e seus benefícios está colhendo, hoje, frutos de qualidade. Para qualquer empresa implantar algum programa de qualidade, seja ISO 9001 ou outro, é fundamental aplicar como base o 5S. Se a prática deste não for possível na sua casa ou na empresa, fica muito difícil seguir adiante com a implantação de outros programas.
 O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longodo tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.  O programa 5S acabou tornando-se uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e dos processos nas empresas.

O que é o Programa5S?


O 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Trata-se de uma mudança de cultura dentro da organização, metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional emotivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S, atingindo a qualidade.
O Programa 5S deve ser abordado deforma macro pelas organizações que pretendem implementar um programa de gestão da qualidade e produtividade, pois prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão, fácil aplicação e por gerar resultados visíveis e imediatos.

Objetivos do programa 5S

* Melhoria de qualidade de vida de todos no trabalho e em casa;
* Conscientização da responsabilidade de cadaum em relação ao seu local de trabalho;
* Higienização mental;
* Prevenção de acidentes e quase acidentes;
* Combate a diversas formas de poluição;
* Redução do desperdício de materiais, mão de obra e redução de custos.
* Conservação de energia.
* Melhoria da atmosfera e ambiente de trabalho.
* Aumento do moral.
* Aumento da criatividade e cooperação.
* Pode-severificar que os objetivos do 5S coincidem com os objetivos da educação em geral: formar cidadãos saudáveis e responsáveis, capazes de darem continuidade ao seu auto-desenvolvimento.
* O 5S, principalmente para quem está em busca dos desafios da empregabilidade e do auto-desenvolvimento, deve ser praticado ou redescoberto de maneira natural, sem burocracia (Silva, 1996).

Benefícios deimplantar o Programa 5S

Vejamos a baixo as vantagens de ser implantado o programa 5S:
• Processos otimizados e racionalizados (com tempo mais otimizado possível, seqüência operacional definida, número de pessoas adequadas ao processo, estrutura de layout em seqüência lógica) visando à produtividade;
• Bem-estar do ser humano;
• Ambiente da Qualidade (satisfação);
• Melhoria das habilidades...
tracking img