Origem 5s

Origem do Programa S

A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, concebido por KAORU ISHIKAWA logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidadede combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão.
De acordo com Masao (1997), o 5S foi iniciado também para a diminuição de desperdício nos locais detrabalho.
Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. No Brasil, tudo começou em 1991. O ramo empresarial foi um dosprimeiros a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade.
Quem soube ver, naquela época, a abrangência doprograma 5S e seus benefícios está colhendo, hoje, frutos de qualidade. Para qualquer empresa implantar algum programa de qualidade, seja ISO 9001 ou outro, é fundamental aplicar como base o 5S. Se aprática deste não for possível na sua casa ou na empresa, fica muito difícil seguir adiante com a implantação de outros programas.
 O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longodo tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.  Oprograma 5S acabou tornando-se uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e dos processos nas empresas.

O que é o Programa5S?


O 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Trata-se de uma mudança de cultura dentro daorganização, metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e...
tracking img