Natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO FINAL

1. Como é o mercado em que a Natura atua? Quem são seus concorrentes? Qual sua participação nesse mercado?

A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento, líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. É voltada tanto para o público feminino, quanto para o masculino, e também de todas as idades. Considerada a empresa decosméticos da América Latina que mais investe na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, sempre comprometida com a preservação do meio ambiente e seguindo as mais rigorosas normas de segurança internacionais. Tem como principais concorrentes a AVON, RACCO, HERBALIFE E Forever Living Products, empresas que também trabalham pelo mesmo sistema de venda direta, e o Boticário, que possui uma linhade produto de essência/extratos naturais de nome “Nativa Spa” que são correlativas a linha “EKOS” da Natura. O Boticário com essa linha de produtos dá ao consumidor uma opção a mais no momento da sua escolha. Mas também há os estrangeiros como Loreal, Lancôme paris, Elida Gibbs, Johnson & Johnson, entre outras.A sua participação no mercado é com o modelo da venda direta, através do uso de catálogos. É por meio das consultoras e consultores Natura que os produtos chegam às mãos dos clientes. Estimuladas a estabelecer relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento das necessidades dos clientes, faz parte da atividade daconsultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura antes de oferecê-los.

2. Considerando as definições de organização vistas na Unidade 1, caracterize a Natura. Justifique sua resposta.

Podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, visando atingir um objetivopré-determinado através de diversos meios e recursos disponíveis, liderados por alguém com funções de planejar, organizar e controlar. A Natura se encaixa nesse padrão de organização. É a maior empresa de cosméticos do país e conta com o trabalho de uma equipe imensa, entre eles gerentes, consultoras, vendedoras e, agora a mais nova função, consultora Natura orientadora. Todos trabalham para alcançar oprincipal objetivo da empresa, criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar. E para que esse e outros objetivos sejam atingidos é necessária uma boa liderança. Antônio Carlucci, presidente da empresa, exerce muito bem a sua função de líder, tanto no sentido pessoal, pois sabe lidar e comandar muito bem a sua equipe, quanto no sentido administrativo, sabendo identificar osproblemas que estavam comprometendo o bom rendimento da empresa e contornando a situação com um conjunto de medidas para acelerar o crescimento da Natura e reconduzi-la a seu antigo patamar.

3. Caracterize as bases de poder que norteiam a liderança na Natura e suas consequências. Justifique sua resposta.

A liderança da Natura baseia-se em Princípios de Relacionamentos elaborados para orientar einspirar as ações com o público fundamentais para a empresa, além do compromisso e expectativas que depositam no relacionamento com os fornecedores, consultoras e consultores, consumidores, governo, entre outros. A empresa considera os seus consultores e consultoras como os primeiros consumidores e os incentiva a estabelecer relações de qualidade com os seus clientes, baseada no entendimento de suasnecessidades. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura, como descontos na aquisição de qualquer produto, sendo esse um exemplo de Poder de Recompensa. O Poder de Expertise e o Poder de Referência também fazem parte da liderança da empresa, pois o presidente da Natura, Antônio Carlucci é reconhecido por...
tracking img