Naftaleno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Ponto de fusao do naftaleno 80.35 °C
6- forma estrutural
5- 76°c
7-nome comercial=naftalina

9-Banho Maria: É um dispositivo que permite aquecer substâncias de forma indireta(banho-maria), ou seja, que não podem ser expostas a fogo direto.
















1. Introdução
Nesse segundo experimento analisaremos a temperatura de fusão de uma substância. Com esteexperimento, vamos observar o ponto de fusão do naftaleno, observando o seu comportamento em determinados espaços de tempo e temperatura, obtendo curvas de aquecimento e resfriamento, e aprender a utilização correta dos materiais usados nesse processo.
A técnica utilizada nessa experiência usa uma pequena amostra de naftaleno colocada em um tubo de ensaio juntamente com um termômetro, o tubo é aquecidoe observa-se a temperatura do processo por um determinado tempo.
Tanto o aquecimento como o resfriamento devem ser lentos, e melhores resultados geralmente são obtidos com o resfriamento, isto porque o controle sobre o calor fornecido é geralmente mais difícil, resultando num aquecimento muito rápido.
A fusão é a passagem do estado sólido para o líquido, enquanto a solidificação é a passagem doestado líquido para o sólido. A substância no estado sólido é um conjunto de entidades unidas entre si, bem arrumadas e com movimento vibratório discreto. Com o aquecimento, as entidades vão conseguindo deslizar umas sobre as outras, pois o aumento de energia faz com que essas se agitem tanto que, pouco a pouco, vão se separando umas das outras, mas sem conseguir sair do conjunto, é a substânciano estado líquido. Parando o aquecimento, as entidades vão se agitar com menor intensidade, voltando ao movimento vibratório discreto; estado sólido.
Quando a temperatura de fusão e a temperatura de ebulição são constantes, estamos em presença de uma substância pura. Portanto, durante a mudança de estado físico de uma substância pura, a temperatura permanece constante.
A quantidade de calorfornecida para que ocorra a mudança de estado recebe o nome de calor latente, que é aproveitado pela substância para mudar de estado e não produz aquecimento. Já para uma mistura, durante a sua mudança de estado físico, a temperatura de fusão e ebulição varia. Assim, o ponto de fusão; juntamente com o ponto de ebulição e a densidade; são propriedades que caracteriza um tipo de matéria, permitindo,identificá-la e também diferenciar substâncias puras de misturas.
Cada 1% de impureza diminui aproximadamente 1°C o ponto de fusão, uma substância com intervalo de 3°C entre o valor experimental e o esperado da temperatura de fusão indica que a amostra é aproximadamente 97% pura.
O naftaleno é composto aromático, hidrocarboneto cíclico que possui dois anéis benzênicos ligados diretamente, comfórmula molecular C10H8. É solúvel em quase todos os solventes orgânicos, e é um sólido insolúvel na água, muito volátil. A sua decomposição térmica dá origem a gases e vapores tóxicos, como o monóxido de carbono. O naftaleno é uma substância inflamável. Suas aplicações são: como produto de base na síntese de numerosos compostos orgânicos, solventes, corantes, na conservação da madeira, inseticida.
2.Objetivos
- Determinar ponto de fusão usando o método gráfico da curva de aquecimento e solidificação, pelo resfriamento.
- Fazer o gráfico do fenômeno não linear.
- Identificar compostos e determinar suas purezas usando pontos de fusões.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais:
- suporte universal;
- tela de amianto;
- bico de Bunsen;
- termômetro;
- cronômetro (relógio);
- argola demetal;
- garra de metal;
- béquer de 150ml;
- tubo de ensaio;
- naftaleno;
- água;
3.2 Métodos
3.2.1 Curva de aquecimento
a) Primeiramente montamos o equipamento necessário para realizar o experimento. Fixamos a argola de metal no suporte com a tela de amianto acima do bico de Bunsen. Com a garra fixamos o tubo de ensaio que contêm o naftaleno e o termômetro, de modo a ficar dentro do...
tracking img