Efeitos das plataforma de games e seus softwares no âmbito da fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITOS DAS PLATAFORMAS DE GAMES E SOFTWARES NO ÂMBITO DA FISIOTERAPIA

Souza,E.R.P1, Oliveira, D. V, Valeriano¹, Sotero,G.G.C1, Silva, M.A.Oliveira1

¹Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI – Piripiri – Piauí – Brasil.

esdx360@hotmail.com; dego_oliveira@hotmail.com; gleytondip2@hotmail.com; marco-antoniop2@hotmail.com;


Resumo- Atualmente, os games com suas novas tecnologias são as novasarmas utilizadas no cotidiano da fisioterapia, revolucionando consideravelmente o modo de interação com o paciente, ou seja, há a união da terapia real com o virtual, gerando estímulos motores e consequentemente aumentando o grau de evolução terapêutica. A Microsoft e a Nintendo são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos softwares e aparelhos denominados como sensores de movimento (XBOX 360 - KINECT E WII – WII FIT ). O objetivo desta revisão de literatura foi reunir e atualizar resultados de diversas pesquisas sobre a aplicação das plataformas de games e softwares no processo de tratamento fisioterapêutico, mostrando suas vantagens e diferentes formas de aplicação dentro da fisioterapia. As buscas para localizar artigos relacionados foram realizadas nas bases de dados SCIELO,e Google Acadêmico. As pesquisas foram restritas ao período de 2006 a 2012; no qual mostrou-se que esse tipo de terapia torna o tratamento mais lúdico, o que é importante, pois os pacientes se mantém motivados. Porém com essas plataformas de games muitos pacientes nem se dão conta que enquanto fazem a terapia, estão treinando equilíbrio, alinhamento postural, força e coordenação motora.Palavras-chave: Kinect, Wii, Estímulos.
Área de Conhecimento: Ciência da Saúde

Introdução

Os Profissionais Fisioterapeutas têm como uma percepção inovadora, a tecnologia que surgiu a partir do ano de 2006 e que vem evoluindo ao passar dos dias com o uso de plataformas de games e seus softwares nos tratamentos de finalidade fisioterápica. Essas terapias são auxiliadas por 2 (duas) plataformas, o Xbox360 – sensor KINECT que usa seus softwares voltados para o principio comum das atividades de reabilitação, visando basicamente a repetição de movimentos com mudanças de intensidade dos exercícios, o software acaba promovendo ao paciente uma capacidade de imaginar ações após visualiza-las em um monitor ( Dias et al.,2008 ).
A outra plataforma é o Nintendo Wii, seus softwares são voltadospraticamente para melhora do condicionamento físico, empregando os movimentos humanos como elemento de entrada, visando aumentar o gasto de calorias e a interatividade do paciente. Os softwares mais utilizados são Wii sports e Kinect sports, permitindo que os pacientes exercam movimentos de mão e punho, medidos em três dimensões, é como se esses pacientes estivessem realmente praticando um esporte de formabem ativa como: arco e flecha, tênis, boxe, baseball, boliche. No entanto, o software induz ao paciente fazer os movimentos que o esporte exige na vida real estimulando assim sua parte motora (SCHIAVINATO et al., 2007).
Outro software é o Wii Fit que traz consigo um periférico parecido a uma balança, onde o jogo cria um ambiente rigorosamente igual ao de uma academia, então o paciente écolocado sobre a balança e através da plataforma Wii é feita a programação para o uso da mesma. São praticados virtualmente pelo paciente nessa terapia os esportes de skate, snowboard, yoga, aeróbica. Através deste software o usuário possuirá uma academia virtual podendo programar a sua rotina de exercício e até mesmo quantos quilos poderá perder ao longo do mês, apenas jogando vídeo game. A atividade ésupervisionada pela própria plataforma e controlada pelo profissional de fisioterapia(CARVALHO et al., 2008).
Os softwares citados promovem sensação de realidade, o lúdico haje sobre o virtual, estimulando e consequentemente reconstruindo o sistema motor, principalmente em pacientes com paralisia cerebral ( hemiparéticos ) e pós AVE ( ACIDENTE VASCULAR ESQUÊMICO ), conseguindo uma melhora na...
tracking img