Naftaleno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ponto de Fusão é a temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido. É uma propriedade específica física da substância. A mudança de estado recebe o nome defusão.
As substâncias puras fundem à temperatura constante; no caso das impuras (misturas), ocorre elevação da temperatura durante a fusão, ou seja, as misturas não apresentam um ponto de fusão, esim uma faixa de fusão durante a mudança de estado.

Teoricamente, quando se determina o ponto de fusão (p.f.) de uma amostra que se julga pura, não se deve observar, durante a fusão, variações detemperatura superiores a 1ºC (máximo).
No entanto, se a amostra for impura (mistura), a amplitude de variação será muito maior e é dependente do número de componentes da amostra, das suas propriedadescaracterísticas e das suas proporções de combinação na mistura.
Os pontos de fusão que existem tabelados referem-se a uma pressão de operação de 1 atm; no entanto, na maioria das situações, a pressão deoperação é ligeiramente diferente da pressão normal, o que não influencia significativamente a determinação da temperatura de fusão, se essa diferença for pequena.

Revisão da literatura:

Estudaremosa técnica de determinação do ponto de fusão, obtendo curvas de aquecimento e resfriamento do Naftaleno. Tanto o aquecimento como o resfriamento devem ser lentos, melhores resultados geralmente sãoobtidos com o resfriamento, isto porque o controle sobre o calor fornecido é geralmente mais difícil, resultando num aquecimento muito rápido. Os valores das temperaturas deverão ser obtidos em pequenosintervalos de tempo (a cada 0,5 minutos), anotados em uma tabela e colocados num gráfico: temperatura versus tempo.
A naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático cujamolécula é constituída por dois anéis benzênicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8.

Algumas Propriedades:
Fórmula molecular: C10H8
Massa molar: 128,17 g/mol
Densidade: 1,14 g/cm³...
tracking img