Diodos especiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diodos Especiais
Introdução
Com a diversificação dos tipos de materiais e da forma de construção utilizados para o desenvolvimento de componentes semicondutores, foi possível observar a ocorrência de diferentes tipos de fenômenos físicos. Alguns deste fenômenos foram aproveitados para o desenvolvimento de componentes eletrônicos especiais.

LED
É um tipo especial de diodo semicondutor queemite luz quando é polarizado diretamente. O nome LED vem de sigla em inglês Light Emitting Diode ou diodo emissor de luz. Ele é representado pelo símbolo da figura a seguir:

Símbolo do diodo emissor de luz – LED Os diodos LED são encontrados com as mais diversas formas e dimensões. A figura seguinte apresenta alguns tipos construtivos de diodos LED.Tipos de diodos LED

Tipos de diodos LEDFuncionamento
A circulação da corrente se processa pela liberação de portadores livres na estrutura dos cristais. O deslocamento de portadores de banda de condução provoca a liberação de energia (emissão de fótons) em forma de luz.

1 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais

Fenômeno de emissão de fótons O cátodo de um diodo LED pode ser identificado por um “corte” na base do encapsulamento.Localização do cátodo em um diodo LED Quando o diodo LED é polarizado diretamente entra em condução, permitindo a circulação de corrente.

Ligação do diodo LED

2 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais

O diodo LED é utilizado principalmente em substituição às lâmpadas incandescentes de sinalização, devido a uma série de vantagens que apresenta, tais como:
• • • •

Baixo consumoAlta resistência a vibrações Nenhum aquecimento Grande durabilidade

LED bicolor
O LED bicolor consiste, na verdade, de dois LEDs colocados dentro de uma mesma cápsula. Estes LEDs têm três terminais.

LED bicolor
Um dos terminais é comum aos dois LEDs. Dependendo da cor que se deseja acender, polariza-se um dos diodos.

Terminais do LED bicolor

3 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais LED infravermelho
A luz infravermelha é um tipo de luz que não é visível ao olho humano. Este tipo de luz é usado principalmente em alarmes contra roubos e circuitos do gênero. Existem diodos LEDs que emitem luz infravermelha. Estes LEDs funcionam como os outros, porém a olho nu não se pode observar se estão ligados ou não.

Teste do diodo LED
Os diodos LED podem ser testados como um diodocomum, usando um multímetro na escala de resistência. Em um sentido o teste deve indicar baixa resistência (terminal positivo do multímetro no ânodo do LED e negativo no cátodo), em outro, alta resistência (terminal negativo do multímetro no ânodo do LED e positivo no cátodo).

Polarização reversa durante o teste de um LED

Polarização direta durante o teste de um LED

Observações
Aidentificação dos terminais ânodo e cátodo também podem ser feitos com o multímetro, da mesma forma que um diodo comum. Alguns multímetros analógicos têm a polaridade de sua pontas de prova invertidas quando colocados na escala de resistência.

4 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais

Na maioria dos multímetros digitais é possível encontrar uma escala específica para medição de semicondutores.Características dos diodos LED
As características importantes do diodo LED são:
• • • •

Corrente direta máxima (IFM) Corrente direta nominal (IF) Tensão direta nominal (VF) Tensão inversa máxima (VR)

Corrente direta máxima (IFM)
Especificação que define a corrente máxima de condução do diodo LED sem prejuízo para sua estrutura.

Corrente direta nominal (IF)
É um valor de corrente decondução indicado pelo fabricante no qual o diodo LED apresenta um rendimento luminoso ótimo (normalmente 20mA).

Tensão direta nominal (VF)
Especificação que define a queda da tensão típica do diodo no sentido de condução. A queda de tensão nominal (VF) ocorre no componente quando a corrente direta tem valor nominal (I F). Em geral, os LEDs operam com nível de tensão de 1,6 a 3,3V. A potência...
tracking img