Desafios de aprendizagem leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e Produção de Textos
Autora: Luciene Maria Garbuio

Leitura e os sentidos dos textos
Concepção de Leitura
A leitura na nossa vida é muito importante e também é necessário cultivar o hábito de leitura entre criança e jovens e este é o principal papel da escola na formação de leitores competentes.
Questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Poderão ser respondidas dediferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
Foco no autor
Para Koch, a concepção da Língua como representação do pensamento corresponde a de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Isto é um sujeito visto como um ego que constrói uma representação mental e deseja queesta seja captada pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada.
A leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósitos constituídos sócio-cognitivo-interacionalmente.
Foco no texto
A concepção de língua como estrutura corresponde a de sujeito determinado,“assujeitado” pelo sistema, caracterizado por uma espécie de “não consciência”.
A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade , uma vez que “ tudo esta dito no dito “ . Na concepção anterior ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto. Em ambas, porém, o leitor écaracterizado por regular uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
Foco na interação autor-texto-leitor
Essa concepção é diferente das anteriores. Na concepção internacional ( dialógica ) da língua, os sujeitos são vistos como atores construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto.
A interação: autor-texto-leitor
O Papel do leitorenquanto construtor de sentido, utiliza-se de estratégias , tais como seleção antecipação, inferência e verificação. O autor é responsável pela construção do texto e o leitor interpreta.
Estratégias de Leitura
Espera-se que o leitor, processe, critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute que de sentido e significado ao que lê. Essa concepção de leitura que põe emfoco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentidos.
Objetivos de Leitura
Não devemos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto, pelos objetivos da estrutura.
O objetivo da leitura é adquirir informação.
De modo geral, podemos dizer que o texto que lemos porque queremos nos manter informados ( jornais, revistas ),háoutros textos que lemos para realizar trabalhos acadêmicos ( dissertação, testes, livros ) outros cuja leitura é realizada pro prazer, ( poemas, contos, romances ) e outros para consultar ( dicionários, catálogos ), outros que somos obrigados a ler de vez em quando ( manuais e bulas ), algumas que entregam em nossas mãos ( panfletos ) ou nos são apresentados aos olhos ( outdoors, cartazes, faixas).Cientista da Noruega constataram que quem escreve uma informação a mão se lembra mais dela do que a escuta manual demanda mais esforço e concentração do cérebro, favorecendo o processo de aprendizagem.
Leitura e produção de sentidos
É preciso levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade,qualidade.
Leitura e ativação de conhecimento
Estamos falando de um sentido para o texto, não do sentido e justificamos essa posição, visto que, na atividade de leitura ativamos lugar social, vivências, relações com o outro, valore da comunidade, conhecimentos textuais.
A leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas por nossas lavagens socio-cognativas: conhecimentos da língua e...
tracking img