My homework

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
pergunta:As tentativas de integração regional na América Latina não são recentes e o Brasil sempre esteve presente. Em 1960, foi criada a ALALC, substituída pela ALADI, na década de 80. Mais recentemente, já na década de 90, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o MERCOSUL com a expectativa de que este bloco, considerado o 4Ž do mundo, possa dar resultados favoráveis.
Sobre a formaçãodessas organizações é correto afirmar que
a) tradicionalmente, sempre objetivaram aumentar as relações comerciais com os Estados Unidos e desse modo reforçar a ajuda norte-americana sobre o continente.
b) foram geradas na expectativa de frear a disputa entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, pelo domínio político e econômico sobre a América Latina.
c) foram incentivadas pelos EstadosUnidos, como estratégia para reduzir o avanço das negociações comerciais entre o Mercado Comum Europeu e a América Latina.
d) representaram uma opção estratégica de sair da influência dos Estados Unidos e uma forma de inserir a América Latina na economia mundial.
e) reforçaram o papel dos países latino-americanos como fornecedores de matérias-primas industriais para as grandes potências do mundocapitalista.

resposta:[D]

pergunta:A formação de um mercado comum na região do Cone Sul da América, MERCOSUL, obedece aos ditames do capitalismo globalizado. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

(1) O uso de novas tecnologias na produção industrial e agrícola é mais disseminado nos países desenvolvidos, tornando a produção latino-americana não-competitiva no mercadointernacional.
(2) Com a formação da União Européia (UE) e do Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), a economia da região geográfica da América do Sul ficou na dependência de um desses dois blocos econômicos para realizar suas transações financeiras no mercado internacional.
(3) O MERCOSUL foi criado para incentivar a exportação de matéria-prima, demandada em grande quantidade pelo mercadomundial, gerando, assim, maior renda para os países membros.
(4) Á formação de blocos econômicos regionais, tais como a UE, o NAFTA e o MERCOSUL, deu-se devido ao que se denomina uma verdadeira guerra comercial pelo controle dos principais mercados consumidores do planeta, agora livre da Guerra Fria.

resposta:V F F V

pergunta:A criação do Mercado Comum do Sul, MERCOSUL, representa uma mudança noslimites físicos, econômicos e políticos. É, na verdade a superação da escala nacional. Com relação a esse processo de integração, julgue os itens adiante.

( ) No Brasil, o comércio exterior representa a maior parcela da riqueza nacional.
( ) O núcleo geoeconômico do MERCOSUL é a região platina.
( ) As prioridades geopolíticas do Chile explicam a sua adesão ao MERCOSUL.
( ) A posiçãogeográfica do Uruguai determina a sua condição de elo entre as principais potências do Cone Sul.

resposta:F V F V

origem:Unirio
tópico:Economia-Brasil

pergunta:O Mercosul representa um mercado com cerca de 190 milhões de pessoas e um PIB de 800 bilhões de dólares.
A respeito desse bloco econômico, é correto afirmar que o(s):
a) Paraguai deveria apresentar grande vantagem comparativa naprodução de alimentos e bebidas, mas grandes conglomerados brasileiros acabaram, em pouco tempo, conseguindo espaço significativo nesse país.
b) Paraguai transformou-se no principal parceiro comercial do Brasil, que hoje não poderia dispensar as importações daquele país.
c) Brasil apresenta vantagens em relação aos outros parceiros, uma vez que sua economia possui grande capacidade instalada paraatender ao Mercosul.
d) setores industriais do Brasil e da Argentina se equivalem, já que estão no mesmo nível de desenvolvimento tecnológico.
e) altos investimentos uruguaios no setor industrial facilitam sua condição de concorrente mais capacitado dentro dessa organização.

resposta:[C]

pergunta:Em um ano e meio de funcionamento o Mercosul mudou a vida dos países participantes e já pensa...
tracking img