Liberdade e responsabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidadania e profissionalidade
Liberdade e Responsabilidade Pessoal
Núcleo Gerador 1 – Direitos e Deveres
DR1 – Liberdade e Responsabilidade Pessoal
Formadores da Área:
Dr. Arlindo Mariquinhas
Dra. Cândida Ferreira

Sumário

Introdução / Pág. 3
Liberdade e Responsabilidade / Pág. 4
Liberdade segundo perspectivas filosoficas / Pág. 5-6
Direitos e Deveres / Pág. 7
Direitos e Deveres doconsumidor / Pág. 8
O exercicio da liberdade / Pág. 9
O bem individual e o bem comum / Pág. 10
Conclusão / Pág. 11
Bibliografia/Referências bibliográficas / Pág. 12

Introdução

Este trabalho insere-se na área de Cidadania e Profissionalidade e que tem como finalidade a reflexão da seguinte questão: Liberdade e Responsabilidade Pessoal.
Neste trabalho vou abordar em 1º lugar o tema daliberdade e da responsabilidade.

1. Liberdade e Responsabilidade

A palavra liberdade vem da origem latina (libertas) que significa independência. Diferentemente, a palavra responsabilidade vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se.
Filosoficamente, a liberdade diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os actos a praticar e sercapaz de os praticar mesmo com coacções externas. A vivência da liberdadade é de carácter racional, pois os homens devem pensar nas causas e consequências dos seus actos e na forma como vão ser realizados. Esta liberdade não é absoluta, é condicionada e situada. Condicionada porque intervêm no seu exercício, múltiplas condicionantes físicas, psicológicas, historicas, culturais, etc. Situada, porquese realiza dentro da sociedade em que vivemos. Todas as nossas acções são resultado das circunstâncias e das nossas próprias características. A liberdade reside em se poder dizer sim ou não, quero ou não quero. Nada nos obriga a ter apenas um percurso. Podemos abrir, pela nossa vontade, outras vias. A liberdade consiste entao, na capacidade de pensar o que queremos fazer. Ora isto implica quesejamos capazes de identificar os motivos da nossa acção e, simultaneamente, prever as consequências e a esta capacidade é designada por responsabilidade.
A responsabilidade implica que sejamos responsáveis antes do acto, quando escolhemos e decidimos racionalmente, isto é, após reconhecer os motivos da nossa acção e prever as consequências desta, durante o acto escolhendo a forma como actuamos edepois do acto ao assumir as consequências que advêm dos actos praticados.
Desta maneira, a responsabilidade implica uma escolha e decisão racionais, o que vai ao encontro da noção de liberdade. Por outro lado, se não agirmos livremente, não podemos assumir totalmente as consequências dos nossos actos, visto que não foram levados a cabo por nossa vontade. Só o sujeito é capaz de escolher e decidirracionalmente, com consciência, e de assumir as causas e as consequências da sua acção. Por conseguinte, liberdade e responsabilidade são correlativas.

2. Liberdade segundo perspectivas filosóficas
2.1.Determinismo
O Determinismo é a perspectiva segundo a qual tudo o que acontece quer na Natureza, quer o ser humano está já determinado para acontecer. Por outras palavras defende que todos osacontecimentos estão ligados uns aos outros, ou seja, para qualquer acontecimento existe um estado anterior que é a sua causa, de tal maneira que esse estado seguinte não poderia acontecer se não o acontecimento ou lei anterior. Trata-se da relação causa-efeito que rege a Natureza e à qual os seres humanos já estão submetidos. O homem, autêntica marioneta, não diapõe de qualquer margem de escolha,sendo a liberdade algo de ilusório. Nunca optaria verdadeiramente, antes teria de seguir uma linha de conduta exteriormente orientada e que lhe fora prévia e inexoravelmente determinada. O destino, quer encarado como força abstracta quer como designio divino, seria agente condutor dos fios que tecem a trama da vida, pelo que as escolhas que o homem faz seriam apenas aparentes. Assim, toda e...
tracking img