Mundo de letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 120 (29963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

PROPOSTA PEDAGÓGICA ........................................................................................ 03 Um Mundo de Letras: práticas de leitura e escrita
Maria Angélica Freire de Carvalho e Rosa Helena Mendonça

PGM 1 – LINGUAGEM: ORALIDADE E ESCRITA ....................................................... 11
O essencial para saber ler e escrever no processo inicial dealfabetização Luiz Carlos Cagliari

PGM 2 – TEXTO: LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS .......................................... 26
Texto: leitura e produção do sentido Ingedore G. Villaça Koch

PGM 3 – GÊNEROS TEXTUAIS: OBJETOS DE ENSINO ............................................. 41
Gêneros como objetos de ensino: questões e tarefas para o ensino Sandoval Nonato Gomes-Santos

PGM 4 –COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ................................................ 63
Leitura e escrita: produção de sentidos Mônica Magalhães Cavalcante

PGM 5 – A GRAMÁTICA NA ESCOLA ............................................................................80
Língua Portuguesa: o ensino de gramática Luiz Carlos Travaglia

UM MUNDO DE LETRAS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA.

2.

PROPOSTAPEDAGÓGICA

UM MUNDO DE LETRAS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Maria Angélica Freire de Carvalho1 Rosa Helena Mendonça2

Texto quer dizer Tecido; mas enquanto até aqui esse tecido foi sempre tomado por um produto, por um véu todo acabado, por trás do qual se mantém, mais ou menos oculto, o sentido (a verdade), nós acentuamos agora, no tecido, a idéia gerativa de que o texto se faz, se trabalha atravésde um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido – nessa textura – o sujeito se desfaz nele qual aranha que se dissolvesse ela mesma nas secreções construtivas de sua teia3.

Com os estudos da Lingüística Textual4, o texto passou a ser tomado como objeto central de ensino. Assim, nas aulas de Língua Portuguesa, as atividades de leitura e de produção de textos ganharam mais espaço.Entretanto, a abordagem precisa ser ampliada, no sentido de entender-se o texto, também, como objeto de interação e, portanto, de aprendizagem, para além do contexto escolar e para além, é claro, das aulas de Língua Portuguesa.

Pensar a forma como se organizam os enunciados e como interagimos com os mais variados interlocutores nas práticas sociocomunicativas é fundamental para um fazer pedagógicoprodutivo. Por essa razão, é importante trazer, mais uma vez, como temática para o programa Salto para o Futuro, idéias que fundamentam o texto como objeto de ensino e de aprendizagem.

As práticas de leitura e de escrita estiveram presentes nas discussões temáticas que compuseram inúmeras séries do Salto para o Futuro, ao longo dos quinze anos de exibição do programa. Com o propósito de ampliar asreflexões sobre tais práticas, mais uma vez, elas são o mote de uma série que enfatiza o texto como unidade de ensino, ao abordá-lo sob a

UM MUNDO DE LETRAS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA.

3.

perspectiva da oralidade e da escrita, atentando para os múltiplos ângulos de observação, tanto em relação à sua constituição, estrutura e linguagem, quanto ao seu entendimento –compreensão/interpretação5– pelo leitor/ouvinte.

As dificuldades apontadas, em geral, tanto pelos professores quanto pelos alunos, no dia-a-dia escolar, em relação às atividades com o texto, destacam-se como o grande “nó” para um saber-fazer pedagógico. E é a forma de lidar com o texto, seja para a sua escrita, seja para sua intelecção, em suma, para a produção de sentidos, que permitirá desenvolver uma aprendizagemsignificativa com a linguagem na escola.

O domínio da escrita, favorecido pelo contato com diferentes textos nas classes de alfabetização, por exemplo, estende-se a todos os segmentos de ensino, aprimorando-se por meio das práticas sociais com a linguagem e legitimando-se por meio de um trabalho pedagógico que tome o texto como fonte e ferramenta de ensino desde as séries iniciais....
tracking img