Mulher no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


1.1 A História da Mulher no Mercado de Trabalho

Desde o século XVII, as mulheres buscam a igualdade aos homens nos direitos e deveres, vedando qualquer preconceito e discriminação, como está escrito no artigo 113 da Constituição Federal “todos são iguais perante a Lei”.
No dia 08 de março de 1857, um grupo de operárias fez greve na cidade ao norte de Nova Iorque,reivindicando melhores condições de trabalho, foram reprimidas, trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e aproximadamente 130 tecelãs foram mortas, desde então, nessa data é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
A partir da I e II Guerras Mundiais, muitos homens que lutaram pelo seu país morreram ou foram mutilados, ficando impossibilitados de voltarem ao trabalho, assim, as mulherespassaram a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho, sentiram-se na obrigação de deixar suas casas e filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que antes era realizado pelos seus maridos, começando a mudar a história e buscar seu espaço.
Com o desenvolvimento tecnológico e o crescimento das máquinas, a mão de obra feminina foi transferida para asfábricas, e com a Constituição Federal de 1988, algumas Leis passaram a beneficiar as mulheres e elas conquistaram cada vez mais seu lugar no mundo corporativo.
Se há alguns anos eram destinadas apenas a ocupar cargos operacionais, ou especificamente femininos, hoje as mulheres estão presentes nas mais diversas áreas e níveis hierárquicos.


2. PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO


Asmulheres têm conseguido contribuir ativamente desempenhando um papel mais relevante do que o dos homens no crescimento econômico. Isto está diretamente relacionado à sua capacidade de integração, especialização técnica e de demonstrar contribuição efetiva no desenvolvimento social e econômico.
De acordo com o último relatório divulgado pela RAIS – Relação Anual de Informações Sociais - o númerode mulheres no mercado de trabalho cresceu 40,9% nos últimos sete anos. Este número está diretamente relacionado aos índices de escolaridade, conquista da igualdade de direitos sociais e constitucionais, além da busca pessoal por independência financeira e emancipação profissional. A maioria destas mulheres, atualmente, concilia sua vida profissional com as tarefas caseiras, cuidados pessoais elazer.
Apesar da expressividade cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho do país, elas ainda são em menor número na maioria das 99 atividades que fazem parte da Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Em apenas nove delas as mulheres ocupavam mais postos de trabalho em 2010. A maioria são atividades nas quais o gênero feminino tradicionalmente se destaca, como nas áreas deconfecção, educação, alimentação, saúde, doméstico, organizações associativas e outras atividades de serviços pessoais.
Nas áreas de publicidade e de pesquisa de mercado, em 2006 não havia muita diferença entre o número de mulheres (27.067) e de homens (27.327). Em 2010, de um total de 70.971 postos nessas atividades, as mulheres passaram a ocupar 36.787 postos de trabalho e os homens 34.184.Os dados mostram também que as mulheres passaram a ocupar mais postos em áreas onde há predominância de trabalhadores do sexo masculino, a exemplo da construção civil. Em 2006, esse setor empregava 51.587 mulheres em todo o país. Em 2010, o número subiu para 92.298. São exatamente 40.711 vagas de trabalho que as mulheres ocuparam no período. O setor gerou nos últimos quatro anos quase meio milhãode empregos e continua a empregar predominantemente homens. O saldo de emprego no setor era de 630.410 em 2006 e de 1.132.401 em 31 de dezembro de 2010.
Pode-se afirmar, portanto, que a evolução da presença feminina no mercado de trabalho tem sido acompanhada por avanços importantes na qualidade de seus empregos e na diversificação de suas oportunidades de trabalho. Ao menos em parte, tais...
tracking img