Mpm energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PESQUISA PD

Moto Perpétuo Magnético

BC0007 – Projeto Dirigido
Curso: Bacharelado em Ciência & Tecnologia
Docente: Profª Cristiane
Campus: São Bernardo do Campo - Alpha
Período: Noturno
Turma: A1

27 de Março de 2013

INTEGRANTES:



André Soares Procópio Ferreira
RA - 11106211

Sumário

- Introdução3


-Papel da Ciência e Tecnologia na Questão da Energia Nuclear 4

- Controvérsias da Energia Nuclear 7


- Conclusão11

- Comentário Assunto Extra 12

- Referências 13

ÍNDICE2

Introdução

No século XXI em busca de um novo paradigma para a matriz energética mundial, a área de ciência e tecnologia esta a procura de outras alternativas para o combustível fóssil, que além de poluir o meio ambiente não é uma fonte de energia renovável e sustentável.

Neste trabalho será abordada uma destas fontes de energia mais limpa, que a priori tem opotencial de suprir grande parte da matriz energética mundial: a energia nuclear.

A descoberta da fissão nuclear se deu nos meados do século XX, nos Estados Unidos, por Hahn, Strassmann e Meitner, sendo o primeiro reator nuclear conectado a uma malha de distribuição construído na antiga união soviética em 1954.
Nos dias atuais o numero de reatores passa de 440 e o interesse da comunidadecientifica e tecnológica ainda se encontra muito aceso, pois certamente o limite do potencial da energia nuclear ainda não foi atingido.

Será discutido neste trabalho a evolução histórica deste tema, as controvérsias que o cerca, como também o papel da sociedade na continuação ou não desta linha de pesquisa, pois indiretamente ou diretamente pode acabar sendo afetada profundamente pela indústria daenergia nuclear.

Papel Da Ciência e Tecnologia na Questão da Energia Nuclear

Todas as vezes que a humanidade se defronta com uma grande catástrofe de potencial destrutivo ela se volta em reflexões. Tais reflexões se mesclam no campo filosófico, em questões sobre a fragilidade da nossa existência, e no campo da falta de domínio do homem para com ele mesmo.
Se a sustentabilidade de geraçãoenergética já era pauta de muitas discussões do mundo contemporâneo, após Fukushima ela se tornou um jargão mal usado. De certo é que não há uma condição e não há parâmetros que definam o que é e onde se aplica sustentabilidade.
O ponto final no conceito, inclusive no que, ao que parece ser a aplicação mais fundamental que é o controle da produção de energia nuclear, deve ser promovido pela sociedadecompetente, que usufrui e sofre dos usos e maus usos desta fonte, como também têm condições de adquirir, explorar e analisar os diversos pontos da sustentabilidade sem ser influenciada pelo choque do momento e pelo impacto da repercussão das decisões cabíveis. Para tanto, passa a ser de fundamental importância o esgotamento do assunto e dos seus significados, que se refletem no estudo dos campospara as possíveis aplicações de seu conceito, sustentabilidade.
Tomando como aplicação a Energia Nuclear, a fiel descrição é montada em cima dos seus campos de atuação, científicos e humanos, que interferem , influenciam e ditam os rumos da questão e do seu alvo de aplicação.
Para estabelecer estes campos de atuação seguiremos a tabela divulgada pela CAPES, onde segregaremos o assunto em suas...
tracking img